Início » Celular » iPhone 12 não consegue usar 5G se estiver em modo dual-chip

iPhone 12 não consegue usar 5G se estiver em modo dual-chip

Documento da Apple revela que iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e Pro Max não se conectam a redes 5G se usarem nano-SIM e eSIM

Felipe Ventura Por

Um documento restrito da Apple revela que o iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e Pro Max têm uma limitação relacionada ao 5G: os celulares não poderão se conectar às redes de quinta geração se estiverem em modo dual-chip. Todos eles possuem suporte a nano-SIM e eSIM. Isso poderia ser resolvido através de uma atualização do iOS.

iPhone 12 no 5G (Imagem: Divulgação/Apple)

iPhone 12 no 5G (Imagem: Divulgação/Apple)

O 5G do iPhone 12 funciona no modo Dual SIM? Um documento de treinamento de vendas elaborado pela Apple responde: “ao usar duas linhas no modo Dual SIM, os dados 5G não são suportados em nenhuma das linhas e ficarão em 4G LTE”.

A explicação continua: se o cliente usar apenas o eSIM e estiver em uma operadora e plano com suporte a 5G, eles terão acesso às redes de quinta geração. Isso indica que não será possível usar 5G através de um chip nano-SIM tradicional.

A Apple não fala nada sobre o assunto em seu site nem nos artigos de suporte. O documento de vendas foi revelado por um usuário do Reddit; sua autenticidade foi confirmada pelo MacRumors.

Este mesmo usuário afirma que “uma atualização ainda em 2020 vai ativar o 5G durante o modo dual-chip”. Ou seja, isso deve ser implementado no iOS até o final do ano.

iPhone 12 pode desativar 5G mesmo se tiver sinal

Vale notar que o iPhone 12 não usará as redes 5G o tempo todo, mesmo se a rede estiver disponível. O Smart Data Mode mantém o aparelho no 4G para navegar na web e em apps de redes sociais; ele só ativa o 5G quando você inicia uma chamada de vídeo ou faz streaming de série, por exemplo. A ideia é economizar bateria, porque as antenas de quinta geração consomem mais energia.

O 5G ainda vai demorar para chegar de verdade ao Brasil: o leilão de frequências da Anatel será realizado em 2021. No entanto, Vivo, Claro, TIM e Oi vêm usando bandas já licenciadas para oferecer 5G no Brasil. O iPhone 12 é compatível com todas essas redes, tanto atuais quanto futuras.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Danílio Costa da Silva (@Daniliocs)

Mas na verdade a velocidade depende totalmente da frequência e da largura de banda do espectro. O 4G em 700MHz pra entregar a mesma velocidade que em 2600Mhz precisa de uma largura de banda maior (ex: 20MHz vs 80MHz), ai entra o problema, o espaço utilizado pelas redes é finito, afinal existem dezenas de outros serviços usando frequências próximas. E no caso do WIFi vc falou besteira, do Wifi 4 pro Wifi 5 nós mudamos de 2.4GHz para 5GHz, então sim tivemos que aumentar a frequência e consequentemente o alcance do sinal diminuiu e no caso do Wifi 6 (ax) a frequência aumentou de novo se vc não percebeu, agora são 6GHz, de novo: maior velocidade e menor alcance. Existem técnicas pra remediar isso, como modulação de frequência, agregação de várias frequências, etc, mas isso elas não fazem milagres e as leis da física ainda nos limitam, com o 5G é a mesma coisa.