Início » Jogos » Sony vai ajustar ventoinha do PS5 com atualizações de sistema

Sony vai ajustar ventoinha do PS5 com atualizações de sistema

Sony detalha como o cooler do PS5 pode ser melhorado conforme o tempo passa, por meio de atualizações e dados coletados

Felipe Vinha Por

O cooler, ou ventoinha, do PS5 terá ajustes por atualizações online ao longo do tempo, conforme a Sony aprimorar o console por meio de atualizações online. Yasuhiro Ootori, engenheiro-chefe da PlayStation, que também apresentou o vídeo oficial desmontando o aparelho, detalhou como isso vai funcionar.

Cooler do PS5 pode ter melhorias via atualização (Imagem: Sony)

Cooler do PS5 pode ter melhorias via atualização (Imagem: Sony)

Em entrevista ao site japonês 4Gamer, Ootori diz que, em tese, a ventoinha não terá uma velocidade fixa, e será controlada pela unidade processadora do PS5 ou Accelerated Processing Unit (APU). Trata-se, basicamente, do chip AMD personalizado, que é combinado também ao processador gráfico, que dá todo o poder e controle ao console.

Assim, de acordo com o jogo que estiver rodando no console, a Sony pode testar e ver como o cooler se comporta, modificando sua velocidade e performance para cada título, por meio de atualizações de sistema futuras. Tudo para manter a temperatura controlada.

“Muitos jogos serão lançados no futuro e os dados de como a APU vai se comportar serão coletados. Temos planos de otimizar o controle da ventoinha, nos baseando nestes dados”, disse. Para isso, Ootori explica, vários sensores de temperatura estão espalhados pela placa principal do console, para coletar os dados enquanto a APU roda o game.

PS5 transparente

Outro detalhe curioso da entrevista de Ootori, e notado pelo site The Verge, é que o engenheiro detalhou um dos testes feitos com o PS5 em termos de temperatura, envolvendo um modelo de PS5 que possivelmente nunca veremos.

Segundo o designer, foram criadas carcaças transparentes para o PS5, para logo em seguida lançar fumaça de gelo seco dentro do aparelho. Assim, os fabricantes puderam estudar melhor os efeitos relacionados com aumento de temperatura, vendo como a fumaça se comportava no interior do videogame transparente.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando