YouTube para Android muda forma de avançar em vídeos

Você não pode mais simplesmente tocar na barra de progresso para pular para um trecho específico do vídeo no Android

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube app (Android)
App do YouTube no Android (Imagem: Tecnoblog)

O YouTube alterou a forma de avançar para determinado trecho de um vídeo no Android. Com a mudança, um simples toque sobre a barra de progresso não permite mais pular para outra parte do vídeo – o recurso visa impedir que toques acidentais prejudiquem a experiência do usuário ao assistir a um conteúdo na plataforma.

Esse comportamento já era padrão no aplicativo do YouTube para iPhone (iOS): para avançar, o usuário deve tocar sobre a barra e deslizar o dedo até o local que corresponde ao trecho que deseja assistir.

A novidade foi revelada pelo Android Police, que teve acesso a um relato do especialista em produto rjlefty96.

Por que vocês estão mudando a experiência da barra de busca / barra de progresso / depuração? / Não consigo tocar para mover a barra de busca / barra de progresso / barra de progressão por algum motivo.

Ouvimos dizer que um único toque para mover a barra de progresso causou muita frustração com toques acidentais. Agora você pode tocar, segurar e deslizar a barra de progresso – o ponto vermelho irá rastrear seu movimento e, assim que você levantar o dedo, o vídeo irá pular para esse ponto no vídeo.

Suporte do Google, via rjlefty96

Recurso foi encarado como bug no passado

Esse recurso já esteve no Android em 2018 – na época, foi tratado como um bug pelo Google, e “resolvido” em seguida. Agora, se o relato do especialista estiver correto, a mudança vem para ficar, como uma solução para os toques acidentais.

Ainda assim, há muitos usuários insatisfeitos. No fórum de suporte do Google, há reclamações sobre a dificuldade em avançar ou entender a mudança na interface.

“Não consigo mais clicar na barra de busca para avançar o vídeo em momentos diferentes. Ele funciona pela metade depois de clicar algumas vezes ou não. Isso aconteceu com o aplicativo e o telefone totalmente atualizados. Tentei desinstalar e reinstalar e parece funcionar por alguns minutos, então o problema acontece novamente”, explica um usuário.

O Google não se manifestou publicamente sobre a chegada do recurso ao Android.

Com informações: Android Police

 

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados