Início » Aplicativos e Software » Google Assistente poderá tocar podcasts do Spotify e outros serviços

Google Assistente poderá tocar podcasts do Spotify e outros serviços

Opção de alterar a fonte dos podcasts para o Spotify no Google Assistente aparece de formas distintas entre alguns usuários

André Fogaça Por

O Google começou a liberar outras fontes para podcasts dentro do Assistente e uma delas é o Spotify. Com a novidade os usuários podem pedir um programa específico em caixas de som inteligente, como a Nest Mini, e a reprodução pode ter origem em outro serviço que não o Google Podcasts.

Google Nest Mini (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Google Nest Mini (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Se você tem alguma smart speaker com o Google Assistente, como o Nest Mini ou JBL Link Portable, ambos lançados oficialmente no Brasil, já deve saber que escutar podcasts é uma função possível; basta pedir para o Assistente reproduzir o programa, como o Tecnocast. A fonte do áudio sempre é o Google Podcasts, serviço bastante competente e com basicamente qualquer conteúdo disponível.

Google pode estar testando mais podcasts no Assistente

Em uma recente alteração dentro das configurações do Assistente, o Spotify, que vem investindo pesado para ser um hub de podcasts, apareceu como uma das fontes para o episódio escolhido. Os usuários que encontraram o serviço de streaming relatam cenários diferentes: alguns falam que a tela exibe o Google Podcasts e “Nenhum provedor padrão”, enquanto outros dizem que o Spotify também aparece na lista.

Opção para alterar podcasts no Google Assistente (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Opção para alterar podcasts no Google Assistente (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Eu testei em mais de um aparelho, seja Android ou iPhone, e a opção de fontes para Podcasts aparece em ambos. Ao tocar neste item, uma página com erro 404 do Google é exibida, sem sequer mostrar qualquer lista. Curiosamente a opção para fonte dos podcasts não está nos ajustes do app do Assistente do iPhone, onde eu configuro o serviço padrão de música, mas dentro dos ajustes do app Home.

Como a experiência entre usuários está variando, é bem provável que o Google está liberando a opção para outras fontes em podcasts dentro de uma fase de testes. Inserir o Spotify ou outras fontes no Google Assistente pode ser interessante para manter o histórico de reprodução sincronizado entre plataformas.

Com informações: Android Police.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Queria que outros serviços de música tivessem essas integrações tbm, parece que as outras nem ligam em fazer nada.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Mas demorou hein, neném?

A Amazon colocou na Alexa a opção há uns 6 meses e o Google fica olhando a paisagem enquanto.

Fica difícil recomendar a Assistente dessa forma.

Kaue Lima (@kauelima)

Atualização! Hoje o Spotify me mandou notificação falando que agora pode ser definido como app padrão de podcasts (só em inglês e só nos devices do Google, deixando de fora os smartsprakers de terceiros)

Notificação veio em inglês mesmo meu celular estando em português, achei até estranho.

Screenshot_20201023-122216_One UI Home~21080×385 49.1 KB

Felipe Ventura (@felipe)

Sim