Microsoft se explica após Windows 10 forçar web apps do Office

Microsoft Edge permite transformar sites em web apps, mas Windows 10 forçou a mudança para programas como Word e Excel

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10

A Microsoft tentou se explicar após a exibição forçada de web apps do Office em alguns PCs com Windows 10. A empresa indicou que os atalhos fazem parte de um recurso do Edge para exibir sites com a aparência de programas, mas explicou que a mudança nos ícones de ferramentas como Word, Excel, PowerPoint e Outlook foi um erro.

Segundo o The Verge, a Microsoft afirmou que o objetivo do recurso é fazer os sites fixados no menu Iniciar abrirem no Edge como web apps, isto é, usarem o navegador e rodarem com o visual de um programa instalado no PC — sem exibir abas e barra de endereço, por exemplo. No entanto, a mudança afetou atalhos para versões web de programas do Office, que também passaram a ser exibidos como web apps.

A companhia informou ainda que já exibe atalhos do Office no menu Iniciar desde maio de 2019, mas, aparentemente, a ideia não era transformá-los em web apps neste momento. Ainda de acordo com o The Verge, a companhia afirmou que vai interromper a migração de atalhos de sites para web apps no Windows 10 até que encontre uma solução melhor para o recurso.

Windows 10 teria atualização forçada

Os relatos indicam que os atalhos para web apps do Office surgiram após uma atualização forçada do Windows 10. Alguns usuários afirmaram ter perdido o conteúdo de arquivos que ainda não haviam sido salvos. A Microsoft não explicou como a atualização aconteceu, nem por que os atalhos dos programas já estavam sendo exibidos no menu Iniciar.

Quem recebeu a atualização do Windows 10 que força a exibição de web apps do Office no menu Iniciar, tem opções de removê-los. Isso pode ser feito pelo Edge ao acessar edge://apps ou pela tela de Aplicativos e Recursos do sistema operacional.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados