Início » Aplicativos e Software » Como usar o WhatsApp no PC [Web e Desktop]

Como usar o WhatsApp no PC [Web e Desktop]

Se passa um bom tempo no computador, pode facilitar usar o WhatsApp no PC; saiba como usar as versões do aplicativo, seja Web ou Desktop

Lucas Lima Por

A versão do WhatsApp Web ou Desktop são as duas alternativas para quem deseja usar o aplicativo de mensagens no computador, seja ao trabalhar com o mensageiro ou mesmo quando estiver de bobeira navegando ou jogando, para facilitar o bate-papo. Se ainda não conhece a solução, saiba como pode usar o WhatsApp no PC ou, se já tem noção da possibilidade, saiba como resolver a dependência do celular conectado a todo momento.

Um celular apoiado na mesa com o aplicativo do WhatsApp aberto e um PC ao fundo (Imagem: Moran/Unsplash)
Aplicativo do WhatsApp (Imagem: Moran/Unsplash)

As opções para usar o WhatsApp no PC

Como disse acima, há duas alternativas para usar o WhatsApp no PC: pelo navegador (Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari) ou por um programa baixado e instalado no computador (seja para Windows ou para macOS).

Em ambos os casos, depois de instalar o aplicativo no PC ou acessar a página da versão no navegador, será necessário escanear o código QR para autenticar a conta e fazer login no computador. Saiba como fazer isso no link abaixo:

Como o WhatsApp Web ou Desktop funciona

Os dois aplicativos, seja a versão instalada no computador ou a web, vão depender de o celular estar, também, conectado à internet.

O WhatsApp funciona diferentemente do Telegram, por exemplo, que armazena as imagens em nuvem e sincroniza com os dispositivos vinculados à conta. O mensageiro do Facebook armazena as mensagens no telefone e as “espelha” no WhatsApp Web ou Desktop.

Portanto, para funcionar, os dois apps dependem do celular conectado, não importa se é na mesma rede Wi-Fi ou não, apenas basta que tenha uma conexão com a internet. Porém, o WhatsApp está testando (ainda em beta) o login em múltiplos aparelhos, justamente para eliminar o requerimento do celular conectado enquanto se usa o WhatsApp Web ou Desktop — mais sobre isso abaixo.

Um celular na tela inicial com o aplicativo do WhatsApp em destaque (Imagem: Dimitri Karastelev/Unsplash)
Usar o WhatsApp no PC requer que o celular esteja sempre conectado (Imagem: Dimitri Karastelev/Unsplash)

Como resolver problema de conexão com o celular

Por exigir um dispositivo conectado pra funcionar, podem surgir alguns problemas durante o uso. É o caso do famoso “Telefone desconectado”. Se esse aviso aparecer, as mensagens não serão enviadas até que o celular volte estar conectado à internet.

Contudo, mesmo com o celular conectado, pode ser que a mensagem acima apareça. Isso pode ocorrer porque o smartphone pode “suspender” o aplicativo do WhatsApp em segundo plano, para otimizar o desempenho ou economizar a bateria. Para resolver, é só abrir o aplicativo do mensageiro no telefone para restabelecer a conexão.

Usar o WhatsApp Web com o celular desconectado (beta)

Em julho de 2021 o WhatsApp anunciou o recurso para conectar o aplicativo em até quatro dispositivos do PC (Web ou Desktop) ao mesmo tempo. Ainda em beta, essa novidade muda o modo de que as mensagens são enviadas, especialmente no quesito de depender de o celular estar conectado à internet.

No método atual, a versão Web ou Desktop envia a mensagem do PC para o celular e o telefone envia para o destinatário com a criptografia de ponta a ponta. Com o recurso de “Múltiplos aparelhos”, cada aplicativo conectado recebe uma chave única que é vinculada à conta do usuário, dessa forma não é necessário enviar a mensagem para o celular primeiro e depois enviar ao destinatário, a comunicação é direta.

Infográfico mostrando o antes e depois da criptografia do WhatsApp (imagem: divulgação/WhatsApp)
O antes e depois da criptografia do WhatsApp (imagem: divulgação/WhatsApp)

Como as mensagens não são salvas nos servidores do WhatsApp, ao enviar ou receber uma mensagem, todos os aparelhos conectados à conta recebem uma cópia da conversa. A criptografia de ponta a ponta permanece também nesse método. Por estar na fase beta, o recurso precisa ser ativado manualmente: saiba como usar o WhatsApp em mais de um PC ao mesmo tempo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando