Início » Aplicativos e Software » Como usar o WhatsApp Web [Guia prático]

Como usar o WhatsApp Web [Guia prático]

Saiba como usar o WhatsApp Web no computador (ou mesmo em um tablet) e escolha entre usar o navegador ou o programa no PC

Melissa Cruz Cossetti Por

O WhatsApp Web é uma solução simples para usar o mensageiro no computador. O aplicativo de mensagens tem duas versões: a Web (no navegador) e a Desktop (local). 

No seu computador, porém, você pode usar de duas maneiras:

  • Web: um web-app do WhatsApp que roda no seu navegador.
  • Desktop: um aplicativo para PC instalado no seu computador.
WhatsApp (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

WhatsApp Logo (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Para usar o primeiro, basta acessar o site oficial do app. Já o segundo demanda o download do programa. Ambos os casos são extensões da conta do WhatsApp que você usa no seu celular — até então, não é possível usar o WhatsApp Web sem um telefone. 

Sendo assim, as mensagens que você envia e recebe são sincronizadas entre celular e computador, quando ambos conectados, e você passa a vê-las nos dois aparelhos. 

Como usar o WhatsApp Web

Para conectar o seu WhatsApp ao WhatsApp Web (ou Desktop), você precisa usar seu celular não só para sincronizar as mensagens, mas para escanear o código QR da conta.

Vamos lá?

  1. Acesse o site oficial do web.whatsapp.com;
  2. Abra o mensageiro no seu celular (Android ou iOS/iPhone);
  3. Agora, siga o caminho correspondente ao seu smartphone;

    No Android: toque em Mais opções (menu de três pontos) > WhatsApp Web.
    No iPhone: toque em Ajustes > WhatsApp Web/Computador.
  4. Você vai usar o seu celular (apontando a câmera) para escanear o código QR mostrado na tela do seu computador. O processo costuma ser muito rápido. 
  5. Se solicitado, toque ou selecione “OK” e você verá tudo em tela grande.

Na sua primeira versão Web o aplicativo permite, apenas, conectar-se a uma sessão do WhatsApp Web (uma aba) ou do WhatsApp para computador (programa) por vez.

O web-aplicativo funciona na maioria dos navegadores comuns: Google Chrome, Safari, Opera, Microsoft Edge, Firefox e outros. Caso tenha problemas, saiba corrigir.

*Observação: o WhatsApp não funciona com versões antigas do velho Internet Explorer.

Como usar o WhatsApp Desktop

Se você não quiser ocupar uma aba do seu navegador sempre, pode baixar o WhatsApp Desktop (Para Computador). Há versões para Windows (32 e 64 bits) e para macOS.

Você pode baixar em whatsapp.com/download ou nas lojas oficiais Microsoft Store, do Windows, e App Store, da Apple. É preciso ter, pelo menos, Windows 8.1 ou posterior e/ou macOS 10.10. Para outros sistemas operacionais, use apenas no navegador.

Como baixar o WhatsApp para Computador

  1. No navegador do seu computador, acesse a página de download;
  2. Baixe o arquivo .exe ou .dmg do WhatsApp;
  3. Quando o download for concluído, abra o arquivo .exe ou dmg;
  4. Siga as instruções de instalação no seu computador Windows e macOS.

Problemas de conexão no celular

Como falei, o WhatsApp Web (ou Desktop) só vai funcionar se o seu celular estiver, também, conectado. A maioria dos problemas em usar o aplicativo no computador diz respeito a falhas de conexão no celular, no computador ou na sua própria rede Wi-Fi.

Ou seja, se você não consegue se conectar por 4G (dados) e enviar ou receber mensagens no WhatsApp no seu celular, você também não conseguirá usar o mensageiro no seu computador. Faça um teste, abra o WhatsApp no celular e tente enviar. 

Caso você ainda esteja com problemas ao enviar ou receber mensagens no navegador, provavelmente, há um problema de conexão no computador ou na rede sem fio.

Problemas na conexão no computador

Lembre-se que seja qual for os dispositivos usados, todos devem estar conectados à internet. Se uma barra amarela aparecer no topo da lista de conversas do WhatsApp Web, com a mensagem “Computador desconectado, verifique se a conexão à internet está ativa”, é sinal de que há um problema de rede. Caso não haja, tente reiniciar.

Problemas com redes de internet limitadas

Redes de escolas e do trabalho: se você estiver usando o WhatsApp Web em uma rede Wi-Fi administrada, ela pode estar configurada para bloquear ou limitar o aplicativo. 

Se este for o caso, entre em contato com o administrador da rede.

Peça que os endereços sejam desbloqueados no local:

  • web.whatsapp.com
  • web.whatsapp.com
  • whatsapp.net 

Curiosidades e limitações 

Usando em vários aparelhos

Se você se conectar ao WhatsApp Web em uma aba de navegador e tentar se conectar a outra, o sistema vai pedir para você escolher (o WhatsApp está trabalhando nisso, para permitir conexão simultânea em vários aparelhos, mas não foi lançado oficialmente).

Usando no tablet

Caso o seu tablet Android ou iPad seja apenas Wi-Fi (não tenha SIM card próprio), você ainda pode usar o WhatsApp Web, em um navegador móvel, também nesses aparelhos.

Chamadas de voz e vídeo

Num primeiro momento, essa versão Web é mais limitada que o WhatsApp tradicional, para Android ou iOS. Não foram lançados recursos de chamadas de áudio ou mesmo de vídeo chamada. O sistema ainda só funciona na câmera do celular, mas o WhatsApp também está trabalhando nisso e já iniciou testes que foram noticiados pelo Tecnoblog.

Quando você recebe uma chamada, infelizmente, ainda terá que atender pelo celular.

WhatsApp Business

Se você usa uma conta do WhatsApp Business, nada muda. Basta seguir os mesmos passos mas, em vezes do WhatsApp, ler o Qr Code usando o WhatsApp para Empresas.

Faça bom uso do seu WhatsApp versão web!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação