YouTube permite definir qualidade padrão de vídeos no Android

O aplicativo do YouTube para Android vai começar a informar a qualidade do vídeo em linguagem para além dos geeks e nerds

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novos ajustes para resolução no YouTube do Android (Imagem: reprodução/Android Police)
Novos ajustes para resolução no YouTube do Android (Imagem: reprodução/Android Police)

O YouTube começou a atualizar a interface de reprodução do app que roda no Android, mudando a forma como a resolução do vídeo é informada. A ideia é utilizar padrão de qualidade e não a quantidade de pixels gerados pela plataforma de vídeos do Google.

Atualmente, se o usuário quer trocar a qualidade da exibição de um vídeo que roda no app do YouTube, a única forma de fazer isso é ao escolher a resolução vertical – com valores entre 144p, 240p, 360p, 480p, 720p, 1080p ou acima disso em vídeos 4K ou 8K. Estes números são facilmente assimilados por pessoas que entendem de resolução, mas não para outras.

Foi pensando nestas outras pessoas que uma nova interface para este mesmo ajuste está chegando ao app, inicialmente no Android. A ideia é de exibir quatro opções, sendo uma automática que faz a escolha de acordo com a velocidade da conexão – esta já existe agora.

Outras duas opções focam em economia de dados e melhor qualidade de imagem. A primeira ajusta a resolução para algo entre 144p e 480p, enquanto a segunda vai escolher qualquer opção com 720p ou superior. A última alternativa da lista é chamada de avançada e exibe os mesmos controles por resolução que temos atualmente.

Além disso, a escolha de uma das opções para qualidade é ativada por padrão em todos os vídeos que serão exibidos posteriormente. Ou seja, com o update, é possível escolher a resolução para todas as reproduções e isso acontece no menu de ajustes do app.

Usuário escolhe qualidade do YouTube no 4G e Wi-Fi

Nele o usuário poderá selecionar uma qualidade para o streaming em redes móveis, com outra para conexões Wi-Fi – mais ou menos como acontece em apps como Spotify e Deezer para música. No caso do YouTube, a qualidade segue as mesmas opções que estão dentro de cada vídeo, sem a possibilidade de escolher a resolução específica.

A nova interface para qualidade de vídeos do YouTube está chegando aos poucos para os usuários. Eu testei em três aparelhos Android, sendo que um deles é um Chromebook rodando o app da Play Store e em nenhum deles a configuração de qualidade apareceu.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados