Gmail se integra ao Google Drive usando e-mails dinâmicos

Com a mudança, usuários poderão liberar acesso de arquivos do Google Drive a terceiros sem saírem do Gmail

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Gmail se integrou ao Google Drive para permitir o acesso de terceiros a arquivos sem sair da tela do e-mail. Hoje, se alguém solicita permissão, o proprietário do arquivo recebe um e-mail, precisa abrir um link em uma nova aba e, só então, definir quais funções a outra pessoa terá. Com a integração, o processo será simplificado com os e-mails dinâmicos.

Integração do Gmail com o Drive (Imagem: Divulgação/Google)

Integração do Gmail com o Drive (Imagem: Divulgação/Google)

Em vez de precisar abrir o documento, quem recebe a solicitação de acesso poderá mudar as configurações no Gmail. Por meio dos e-mails dinâmicos, o serviço permitirá definir se o outro usuário será classificado como Editor, Comentarista ou Leitor. Na mesma tela, também será possível escrever uma mensagem para quem pediu a autorização.

A liberação do acesso para um arquivo do Drive já ocorre rapidamente, mas a mudança ajuda usuários a economizarem alguns segundos. O uso dos e-mails dinâmicos deve beneficiar principalmente quem edita muitos arquivos em equipe e recebe solicitações frequentemente.

Segundo o Google, a melhoria começou a ser liberada na terça-feira (20) para usuários de contas individuais e assinantes do Workspace (antigo G Suite) na versão web, no Android e no iOS. A empresa destaca que a integração com o Drive só acontecerá para quem tem o recurso de e-mails dinâmicos habilitado. Para verificar se ele está ativo na sua conta, basta acessar a área de configurações do Gmail.

Gmail usa AMP em e-mails interativos

Lançados em março de 2019, os e-mails dinâmicos usam uma versão do AMP (Accelerated Mobile Pages), mais conhecido por permitir o carregamento rápido de sites. Com o recurso, o usuário pode interagir a mensagem sem sair do Gmail. Além de liberar acesso a arquivos, é possível preencher um questionário ou verificar produtos que ficaram no carrinho de uma loja virtual, por exemplo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados