Início » Aplicativos e Software » Bug no iOS 14 reverte navegador padrão do iPhone para Safari

Bug no iOS 14 reverte navegador padrão do iPhone para Safari

iOS 14 permite escolher Google Chrome, Gmail e Microsoft Outlook como apps padrão; bug reverte para Safari e Mail no iPhone

Felipe Ventura Por

E lá vamos nós de novo: iPhones com iOS 14.1 instalado têm um bug que configura o Safari como navegador padrão, e o Mail como cliente de e-mail, mesmo que você tenha escolhido outro app como o Google Chrome, Firefox, Gmail ou Microsoft Outlook. O problema acontece a cada vez que o aplicativo é atualizado.

Safari no iOS (Imagem: Brett Jordan/Flickr)

Safari no iOS (Imagem: Brett Jordan/Flickr)

Por exemplo, se você define o Chrome como padrão e o Google libera uma atualização, o iOS volta a definir o Safari como navegador prioritário. Você pode configurá-lo novamente como padrão, o que vai durar até o próximo update do aplicativo — pelo menos até a Apple corrigir esse bug.

Felizmente, parece que esse problema será resolvido em breve: segundo o MacRumors, o iOS 14.2 não apresenta esse comportamento. Por enquanto, essa versão está em teste beta, e pode chegar até o final do mês.

Talvez você lembre que o iOS 14 tinha uma falha semelhante: toda vez que o iPhone era reiniciado, o sistema reconfigurava Safari e Mail como padrões. Isso foi corrigido com o iOS 14.0.1.

Apple não deixava escolher navegador padrão do iPhone

Em versões anteriores, não era possível trocar o browser e cliente de e-mail padrão no iPhone, iPad e iPod Touch. Trata-se de um recurso relativamente simples — o Android oferece isso desde sempre — mas ainda é algo novo para a Apple.

A empresa é alvo de uma investigação antitruste nos EUA desde o ano passado: na época, ela disse que não permitia escolher o navegador padrão no iOS porque “o Safari é um dos aplicativos que a Apple acredita definir a experiência central do usuário”.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Insfran (@felipous)

It’s not a bug, it’s a feature!

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

bug, sei…

Eu (@Keaton)

Não teve um bug igualzinho esse à menos de um mês, não?

Geraldo Lopes (@geralldoloppes)

Bug…

² (@centauro)

Parecido, não igual.

No mês passado o problema ocorria quando você reiniciava o sistema.
O desses mês acontece quando você atualiza o aplicativo definido como padrão.
Esquema é escolher um navegador abandonado como padrão. : D

@ksio89

Bug, çei…