Início » Jogos » Cyberpunk 2077 usa IA para sincronia labial em 10 idiomas

Cyberpunk 2077 usa IA para sincronia labial em 10 idiomas

Sincronia labial de Cyberpunk 2077 em vários idiomas será feita por meio de inteligência artificial capaz de captar fonemas

Felipe Vinha Por

Cyberpunk 2077 terá uma alta dose de realismo, quando for lançado, em 19 de novembro. Durante a apresentação online Siggraph 2020, focado em tecnologia e computação gráfica, a produtora CD Projekt RED revelou que o game contará com sincronia labial em tempo real para 10 idiomas, incluindo português, graças a uma inteligência artificial.

Demostração de sincronia labial de Cyberpunk 2077 é feita (Imagem: Siggraphc 2020)

Demostração de sincronia labial de Cyberpunk 2077 é feita (Imagem: Siggraphc 2020)

A apresentação, publicada no YouTube e com participação de Mateusz Poplawski, diretor de personagens de Cyberpunk 2077. Ele explica que a inclusão de sincronia labial realista para tantos idiomas foi possível graças ao implemento de um conjunto de ferramentas de animação chamado Jali.

Com o Jali, os produtores utilizaram centenas de frases gravadas em diversos idiomas, para treinar a inteligência artificial de acordo com os fonemas que saíam a cada palavra. Assim foi feita a sincronia com o movimento da boca do personagem, para se movimentar de acordo com o fonema.

A explicação também foi feita por Chris Landreth, que demonstrou, em tempo real, como o modelo 3D se comportava de acordo com a frase ouvida, movendo-se aos poucos e se adaptando com o tempo.

O resultado, além de outros detalhes extremamente técnicos, pode ser visto no vídeo abaixo, a partir do minuto 13, em inglês e sem legendas:

Cyberpunk 2077 em quais idiomas?

Assim, Cyberpunk 2077 terá sincronia labial para os seguintes idiomas:

  • Inglês
  • Francês
  • Alemão
  • Japonês
  • Português brasileiro
  • Polonês
  • Russo
  • Mandarim
  • Italiano
  • Espanhol

Além disso, o jogo também terá dublagem em árabe, o único idioma que não contará com sincronia labial exata.

Cyberpunk 2077 será lançado no PS4, Xbox One e PC (Windows), com versões posteriores para Xbox Series X/S e PS5.

Com informações: Twisted Voxel.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João M. (@RonDamon)

Muito bom e não precisa de nenhum esforço e ajuste manual. Imagine isso em 5-10 anos, vai simplesmente deixar animações manuais obsoletas. Só falta agora um sistema estilo voz do Google (só que natural) que converta textos em diálogos, aí não vai precisar nem de dublador mais hehuehuehue

Carlos Barbosa (@Carlos_Barbosa)

Apesar de ser algo bacana, tenho um pé atrás com esse tipo de tecnologia. No Mass Effect Andromeda tinha um algoritmo revolucionário que fazia as expressões faciais dos personagens, mas que na pratica virou algo completamente bizarro dentro do jogo.

² (@centauro)

MEA é um exemplo onde houve uma falha, The Witcher 3 é um exemplo onde houve um acerto.
E mesmo que MEA tenha falhado, é difícil dizer ao certo o motivo se não tivermos acesso ao processo de desenvolvimento e aos planos originais, mas é bem provavel que o maior problema tenha sido falta de tempo pros desenvolvedores solucionarem o problema ou arrumarem o produto final.
Tanto é que o primeiro patch que foi lançado para o jogo foi com correções para as animações.

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

vamos torcer pra nos últimos 4 anos (desde o desenvolvimento do MEA) a tecnologia ter evoluído o suficiente e também que a aplicação seja melhor

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

isso é sensacional, ainda mais em um RPG, onde a grande quantidade de personagens, sejam controláveis ou NPCs, significa um trabalho absurdo de animação (não só de animação, mas falando especificamente deste caso)