Início » Finanças » Banco Inter atualiza app com cartão virtual, Google Pay e mais

Banco Inter atualiza app com cartão virtual, Google Pay e mais

Versão 9.0 do Banco Inter está sendo testada com clientes no iPhone e Android; cartão virtual funciona no débito e crédito

Felipe Ventura Por

O Banco Inter liberou a versão 9.0 de seu aplicativo para alguns clientes no iPhone e Android. Entre as novidades, é possível gerar um cartão virtual com função débito e crédito para compras na internet; contratar um cartão de crédito com limite atrelado a investimentos; conferir o extrato de cashback; entre outros. Há também o suporte a Google Pay, que noticiamos esta semana.

Banco Inter (Imagem: Divulgação/Inter)

Banco Inter (Imagem: Divulgação/Inter)

Como ativar cartão virtual no Banco Inter?

Você só terá acesso a essas novidades se o Inter liberar o beta da versão 9.0 para seu dispositivo, seja no iOS ou no Android. “A expectativa é que até o início de novembro as novidades estejam disponíveis para todos”, diz a empresa em comunicado.

O cartão virtual, uma demanda antiga dos clientes do Inter, finalmente chegou ao app. Você pode configurá-lo de forma independente do seu cartão físico, liberando ou barrando compras nacionais e/ou internacionais; também é possível fazer bloqueio de forma temporária.

A ideia do cartão virtual é oferecer maior segurança em transações online: se o número for vazado, por exemplo, basta cancelá-lo no próprio app e gerar outro. É algo presente no Nubank, Itaú e outras instituições financeiras há algum tempo. Um projeto de lei quer que isso seja oferecido de forma obrigatória no Brasil.

Para ativar o cartão virtual do Inter, faça o seguinte:

  1. na tela inicial do app do Inter, toque em Cartões;
  2. na tela que se abre, deslize para a esquerda e toque em Ativar cartão virtual;
  3. toque em Confirmar para autenticar a transação via i-safe;
  4. após a confirmação, toque em Entendi.
Cartão virtual no Banco Inter (Imagem: Reprodução/Everton Favretto)

Cartão virtual no Banco Inter (Imagem: Reprodução/Everton Favretto)

Google Pay e mais novidades do Banco Inter

Há também o Google Pay, para pagamentos por aproximação usando celulares Android com NFC. Isso funciona tanto no débito quanto crédito; saiba mais detalhes neste link. O Inter já estava presente no Samsung Pay há alguns anos, mas não pode ser usado através do Apple Pay.

É possível conferir o extrato de cashback, seção que reúne todas as vezes em que o cliente recebeu dinheiro de volta. Para acessar, basta tocar no botão (ou em um card) que fica na tela inicial.

Extrato de cashback no Banco Inter (Imagem: Reprodução/Everton Favretto)

Extrato de cashback no Banco Inter (Imagem: Reprodução/Everton Favretto)

O cliente poderá contratar um cartão de crédito com limite atrelado a um investimento no CDB Mais Limite. O valor investido é usado como garantia nas compras a crédito; dessa forma, todo cliente pode ter essa função.

Além disso, o Inter menciona as seguintes mudanças para a versão 9.0:

  • Inter Travel: clientes podem comprar passagens aéreas e ganham 3% do dinheiro de volta direto na conta;
  • novo layout para a PAI (Plataforma Aberta de Investimentos): entre as melhorias, está uma visão semanal e anual do patrimônio da carteira;
  • negociação de minicontratos: clientes poderão adquirir títulos negociados na B3 em contratos mini-índice Ibovespa e mini-dólar;
  • mais interação em comunidades: clientes poderão compartilhar em um grupo seus investimentos mais recentes, além de fazer aportes a partir de sugestões feitas por outros participantes;
  • resgate inteligente de renda fixa: os investimentos desse tipo serão consolidados em único ativo e poderão ser resgatados de uma só vez;
  • seguro de vida: o serviço pode ser contratado de forma 100% digital com indenizações de R$ 60 mil até R$ 2 milhões.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gigo CAP (@GigoCAP)

Esse cartão virtual fazia falta. Até o Itaú que é lerdão pra essas coisas já tinha.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Esse extrato de cashback realmente fazia falta, já que o Inter realmente está levando essa coisa a sério.

Antigamente, comprava uma coisa com o CB do Inter e só confiava q daqui 30 ou 60 dias o dinheiro iria cair na conta, sem nenhuma informação.

Infelizmente, não está funcionando aqui pra mim. Até chega a mostrar uma compra, mas apenas isso. Todas as minhas novas compras, que inclusive já foram notificadas pelo Inter, não apareceram no extrato…

imhotep (@imhotep)

Cartão virtual aqui não funcionou.
Ok, que é um app beta, mas acho que isso não era pra acontecer.

Vinícius (@Lage)

Aqui deu tudo certo por enquanto. Ainda acho o cartão virtual do Nubank melhor, já que você pode apagar e gerar um novo quando quiser, do Inter aparentemente só pode bloquear/desbloquear o cartão, além de parecer um pouco mais lento o processo

@ksio89

Aqui já apareceram as novidades no aplicativo beta para Android. Mas esse cartão virtual do Inter só faz o arroz com feijão, pois consegue ser mais limitado que o do Nubank. Ainda não dá para largar o cartão do Banco do Brasil, que tem um app somente para gerenciar cartão virtual e que me permite configurar tudo, desde o limite até o vencimento.

Mas o suporte ao Google Pay e demais mudanças são muito bem-vindas.