WhatsApp vai avisar sobre conversas sem criptografia de ponta a ponta

WhatsApp informará sobre empresas que não usam criptografia de ponta a ponta por contarem com terceiros para gerenciar conversas

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp terá avisos diferentes de acordo com serviço usado por empresas (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
WhatsApp terá avisos diferentes de acordo com serviço usado por empresas (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

O WhatsApp passará a informar usuários caso mensagens enviadas pela versão Business não tiverem criptografia de ponta a ponta. A mudança, que deverá ser implementada nos próximos meses, será notada quando uma empresa utilizar serviços de terceiros para gerenciar as mensagens e, assim, permitir que elas sejam acessadas por alguém que não seja o cliente.

Um desses serviços será o Facebook, que, a partir de 2021, oferecerá uma plataforma para empresas administrarem mensagens de clientes. A empresa afirma que a mudança ajudará marcas a responderem às conversas com mais rapidez, gerenciarem seus estoques e venderem mais por meio do aplicativo.

Hoje, algumas ferramentas já permitem que empresas gerenciem o atendimento a clientes no app. Elas usam a API do WhatsApp Business para administrar as mensagens em suas próprias plataformas, como acontecerá com o Facebook. O WhatsApp entende que, nesta situação, a criptografia de ponta a ponta não existe pois a empresa autorizou que um dos serviços acessem as conversas.

Por outro lado, a plataforma explica que a criptografia de ponta a ponta existe se a empresa enviar as mensagens manualmente pelos aplicativos da versão convencional ou Business. A criptografia também é mantida caso a empresa administrar a API do WhatsApp Business por conta própria, o que acontece com marcas de médio e grande porte.

Para oferecer mais transparência, o mensageiro vai alertar no início da conversa caso uma empresa utilizar serviços de terceiros. Se a marca enviar mensagens por meio do aplicativo ou administrar a API, outro aviso indicará que ninguém fora da conversa, nem mesmo o WhatsApp, tem acesso às mensagens ou ligações.

WhatsApp Business terá funções pagas

O WhatsApp também informou que cobrará por alguns serviços que oferece para empresas. O anúncio, que retoma planos que o Facebook havia revelado em 2016 sobre a monetização de sua plataforma, não detalhou quais funções serão cobradas, nem quais serão os preços. Vale destacar que a decisão não afeta os usuários comuns, que poderão seguir usando a versão convencional do aplicativo de forma gratuita.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados