Pix poderá ser usado em 762 bancos e fintechs na estreia

Banco Central divulgou lista com 762 instituições financeiras habilitadas para estreia do Pix em 16 de novembro

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Pix no aplicativo (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Pix no aplicativo (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Pix vai entrar em funcionamento no dia 16 de novembro. Tudo indica que não haverá atrasos: nesta quinta-feira (22), o Banco Central divulgou a lista das instituições financeiras que já estão aptas a operar o novo sistema. Ao todo, são 762 participantes diretos e indiretos entre bancos, fintechs, empresas de pagamento, cooperativas de crédito e afins.

Participantes diretos são aqueles que terão acesso imediato ao Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), a espinha dorsal do Pix. Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes devem ser incluídas nessa categoria.

Já os participantes indiretos correspondem a empresas que devem contratar um participante direto para intermediar transações no Pix. É graças a essa categoria que varejistas e fintechs de pequeno porte, por exemplo, poderão ser incluídos no novo sistema.

A fase de adesão ao Pix pelas instituições foi finalizada no último dia 16. Todas as 762 instituições listadas passaram pelos processos de cadastramento e homologação. Isso indica que elas concluíram “com sucesso todos os testes necessários e estão prontas para ofertar o Pix de forma segura e em conformidade com os requisitos definidos”, explica o Banco Central.

Entre as 762 organizações aprovadas estão os grandes bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander) e fintechs como Nu Pagamentos (Nubank), PagSeguro, PicPay e RecargaPay. A lista mais recente das primeiras instituições participantes do Pix está disponível aqui (PDF).

Note que isso não significa que as instituições não listadas ficarão de fora do Pix. O Banco Central destaca que o processo de adesão será reaberto de modo permanente a partir de 1º de dezembro de 2020.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados