Google Docs permite adicionar complementos na barra lateral

Os complementos do painel lateral são adicionados ao Google Docs, Planilhas e Apresentações em contas corporativas ou não

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Complementos são instalados diretamente no painel lateral (Imagem: reprodução/Google Docs)

Complementos são instalados diretamente no painel lateral (Imagem: reprodução/Google Docs)

O Google anunciou nesta semana que complementos de terceiros já podem ser adicionados ao painel lateral do Google Docs, onde eles são chamados de Workspace Add-ons. A novidade permite a instalação e utilização destas ferramentas em uma área diferente do local anterior.

A suite de produtividade do Google já permitia a inserção de complementos, mas a partir de um menu chamado “Complementos” e que fica na mesma linha onde estão “Arquivo”, Editar” e “Ver”. O que muda a partir de agora é que eles também poderão ser instalados, listados e abertos a partir do painel lateral da página.

Estes complementos de terceiros são adicionados a partir de um “+” presente neste painel, que fica no canto direito da interface e já exibe atalhos para o Google Keep, Agenda e o Tarefas. A lista de opções tem visual semelhante ao da Play Store e ela separa todas as extensões por categoria, popularidade ou avaliação.

Add-ons do Google Docs servem para outros serviços

Existem complementos para gerar códigos QR para o documento, criar um fluxograma completo, transformar o arquivo em um formulário e até um que abre o tradutor do Google. Um ícone logo abaixo do nome permite visualizar se a ferramenta é compatível apenas com o Google Docs, ou com o Planilhas e Apresentações também.

Mesmo com Workspace no nome, eles podem ser instalados tanto por contas corporativas, como por usuários do Google em suas contas pessoais. Assim como acontece em praticamente qualquer novidade em serviço do Google, os complementos de terceiros no painel lateral do Google Docs levarão até 15 dias para estarem em todas as contas.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados