Quem ainda não era cliente da NET e estava pensando em contratar os serviços da empresa precisará concordar com um novo contrato de adesão, que entrou em vigor no dia primeiro de julho. A partir desta data, todos os novos assinantes são obrigados a pagar uma taxa de instalação, além de serem obrigados a continuar utilizando os serviços da empresa por pelo menos 12 meses.

Na teoria, o contrato de fidelidade servia apenas como uma troca de favores entre o assinante e o provedor. O primeiro se comprometia a continuar utilizando o serviço por um determinado período de tempo, e em troca, recebia alguma bonificação do provedor – na maioria das vezes, na forma de isenção na taxa de instalação.

Neste novo modelo inventado pela NET, caso o usuário aceite a condição da fidelidade, ganha em troca apenas um desconto. A taxa de instalação que sairia por R$249,00 em seu valor integral, é baixada para R$60,00, divisível em até 6 parcelas (dependendo da região).

Ironicamente, este novo modelo entra em vigor justamente no momento em que a Telefônica (uma das principais concorrentes da NET) está proibida de comercializar novas assinaturas de seu serviço de internet banda larga, o Speedy.

Não faz o menor sentido obrigar o novo assinante a continuar utilizando o serviço por 12 meses, uma vez que ele não está recebendo nada em troca. A justificativa do setor de televendas da NET é que os serviços de instalação são prestados por uma empresa terceirizada, e isso gera custos à eles.

Bem, tenho certeza que 12 meses utilizando o serviço, são mais do que suficientes para cobrir os gastos da NET com a tal empresa.

Para confirmar se este modelo estava mesmo sendo comercializado em território nacional, entramos em contato com o setor de televendas do Rio de Janeiro. A confirmação das informações foi imediata.

O Tecnoblog também entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da NET, para ver se conseguíamos uma posição oficial sobre o assunto. A resposta foi um tanto contraditória:

A informação não procede. Não cobramos taxa de instalação de Virtua nos contratos com fidelidade.

Na Central de Relacionamentos, a resposta foi parecida com a da Assessoria de Imprensa. Segundo eles, caso o contrato de fidelidade seja aceito, nenhuma taxa de instalação é cobrada do assinante. Já se o mesmo não concordar com o contrato, será cobrada uma taxa de R$ 120,00 pela instalação do serviço.

Ainda não ficou claro para mim, se o modelo está sendo utilizado apenas em contratos do NET Virtua, ou se é válido para todos os outros pacotes. Apesar de o setor de televendas da empresa já estar comercializando este pacote desde o dia 01/07, ainda não conseguimos uma confirmação dos altos escalões da NET sobre o assunto. Estamos aguardando uma resposta mais completa dos assessores da empresa.

Update 20/07/2009: Mais de uma semana se passou desde nosso último contato com a Assessoria da NET, e ainda não recebemos nenhuma resposta. A essa altura, já não acho que vamos receber mesmo. =P

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo
o pior é vc apenas querer mudar o plano e eles cobrarem essa "adesão" tb, não vão fazer nada só alterar a velocidade e o valor da cobrança e tenho que pagar taxa de adesão de novo
Rafael Ferrari
Não é taxa de instalação! Leiam o que compra, é Taxa de ADESÃO!!!! Só mudaram o nome pra enganar os trouxas, no caso, nós!
soninha
Ahh!!!e eu assinei antes desta data hein,instalou dia 30/06/2009
soninha
quero saber como faço pra reaver meu dindin,pois sou cliente nova,aceitei a fidelidade pq não me deram outra saida é obrigatorio ou não compra.E me cobraram essa tal instalação do mesmo jeito.Fora que sempre cai e fico com cara de "leco"!!!
Ricardo
Graças a deus que aqui no Rio de Janeiro é velox, tenho 2 megas com eles ha quatro anos, e so fiquei sem internet uma vez, por que cai uma arvore na esquina da minha rua e cortou os fios.
Aprender e Tocar
E o pior é que eles ainda cobram caro... (Eles = não só a NET, mas todas as provedores de banda "larga")
ivan silva
pessoal nao desanimen. aqui em sao paulo é pior eles fazem o que querem e ja que nao tem mais comcorretnte que era outra porcaria otal do speedy que foi proibido pela anatel de vender novas assinaturas estou refem desta mafia .
Ruan Carlos
Cara, aqui em Curitiba eles não estão cobrando esta taxa não e os problemas são poucos (estes tempos ficamos 2 dias sem NET Total) mais foi por causa que roubaram 4 km de fibra ótica deles. No mais sem problemas só que a virtua só pega velocidade boa de madrugada.
PANICO
O problema é que se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Quem tem Speedy quer mudar pra Virtua e vice-versa. Na minha opinião o maior abuso da Telefônica é que todo ano aumenta a mensalidade do speedy, eaí você precisa ficar renegociando, e o problema é que o cerco está fechando. Eu mesmo, dessa última vez que fui renegociar eu ameacei de cancelar o speedy e a moça já foi logo pedindo para que eu anotasse o protocolo, sabendo que era uma ameaça e que hoje em dia é indispensável um serviço de banda larga. Enfim, o pessoal devia é reclamar não para com a sua operadora (pois ela está cagando e andando pra você), e sim com a Anatel.
Rebeca Schutz
Ou seja, continuamos sem um concorrente bom para o Speedy em banda larga. Sempre pagando preços altos em comparação com outros países e por um serviço de péssima qualidade. É, né...
A Galera Do Download
Parabéns pelo blog, Ótimo conteudo. Sucesso e abraços.
Thiago
Sou assinante NET, tenho vários problemas, na madrugada e nos finais de semana simplesmente saí do ar! http://www.youtube.com/watch?v=MNb6_Xh0UTM
leno
a NET liga toda semana aqui pra casa, fico muito puto. Odeio essa empresa, e lendo isso, só me faz ter mais nojo dela. Prefiro ficar com a 'bosta' da ADSL(agora da OI?) Brasil Telecom. Fato\
Bernardo Pina
Que coisa ridícula... Eu sou assinante da NET e já queria sair por diversos motivos. Essa agora só mostra que a NET não ta nem aí pra concorrência nem pros seus clientes, só pro bolso dela. Então tá né? Espero que percam MUITOS novos assinantes... Aqui no trabalho já perdeu um (um amigo meu que IA instalar o virtua). Fazer o quê...
Thiago S. Rosa
O modelo fica cada vez mais parecido com o Speedy. E não existe nenhum tipo de contrapartida também. Estas empresas precisam pensar algo bem diferente disso, pois estão entrando em rota de colisão com os usuários finais.