Celulares Asus Zenfone estão com falha de bootloop no Brasil

Zenfone 5, Max Shot, Max Plus (M2) e outros celulares da Asus entram em bootloop e não funcionam, às vezes após atualização

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Asus Zenfone Max Shot e Max Plus M2 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Asus Zenfone Max Shot e Max Plus M2 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Donos de celulares Asus no Brasil vêm se queixando nos últimos meses que o aparelho deixou de funcionar de repente, às vezes após uma atualização do Android: ele fica em bootloop, preso no logotipo da empresa, sem carregar o sistema. Há reclamações sobre o Zenfone 5 (2018), Max Shot, Max Plus (M2) e outros, todos já fora da garantia. A fabricante diz ao Tecnoblog que os clientes precisam recorrer à assistência técnica, e o reparo é pago.

Bootloop em celulares Asus Zenfone

Um grupo no Telegram dedicado ao Zenfone Max Shot e Max Plus (M2) recebe diversos relatos de bootloop — basicamente um por semana.

“Estou com um Max Shot na mão, ele está em loop infinito; de acordo com o dono, depois de uma atualização”, conta um dos participantes. “Celular travado na tela da Asus e não inicia… Ele do nada congelou a tela, desliguei e ficou em loop”, explica outro.

O vídeo abaixo, compartilhado no grupo, mostra um Max Shot em bootloop:

Felipe Vieira, que também participa do grupo, é dono de um Zenfone Max Plus (M2). “O aparelho apresenta vários defeitos como travamento, congelamento de câmera, câmera tirando fotos verdes”, ele diz ao Tecnoblog. “Uma vez, enquanto eu usava o aparelho, ele entrou na tela Asus e ficou; só consegui arrumar restaurando a ROM stock.”

Rian S., desenvolvedor de ROM para o Max Shot, afirma ao Tecnoblog que há casos mais graves: “o problema principal são os hard bricks que afetam todo o armazenamento eMMC, fazendo que seja de difícil acesso a recuperação do dispositivo”.

O Zenfone Max Shot e Max Plus (M2) compartilham o mesmo nome de modelo (ZB634KL) e possuem o Snapdragon SiP 1, plataforma móvel da Qualcomm que inclui o processador, chip gráfico, modem, GPS, memória flash, RAM, entre outros.

Zenfone 5 (2018) também sofre com bootloop

Asus Zenfone 5 (Imagem: Paulo Barba/Tecnoblog)

Asus Zenfone 5 (Imagem: Paulo Barba/Tecnoblog)

As queixas também estão presentes no Reclame Aqui, e acabam englobando outros modelos da Asus. “Possuo um Zenfone 5 modelo ZE620KL… simplesmente DO NADA o celular apagou e morreu; ao ligar, aparece o logo da Asus e desliga novamente”, relata um usuário.

Outro dono do Zenfone 5 (2018) também teve esse problema: “um mês após o término da garantia, estava em casa, usando o celular normalmente, quando ele simplesmente apagou… o aparelho religou e ficou travado na tela inicial, aquela com o logo da Asus e não voltou mais”. Ele diz que recorreu a uma assistência técnica onde havia cinco Zenfones 5 com a mesma falha.

Há também o dono de um Zenfone Max Pro (M1) que conta: “ele desligou de vez; fui ao site da Asus e orientou dar um reset, tento realizar o procedimento, porém sem sucesso; quando tento ligar, não sai do logo do Android e Asus e desliga completamente”.

No Reclame Aqui, a Asus responde basicamente da mesma forma: orientando o cliente a procurar uma assistência técnica, e avisando que “não será possível repará-lo dentro da garantia de 12 meses do fabricante”; o conserto precisa ser feito “mediante orçamento”.

Queixa contra Asus (Imagem: Reprodução/Reclame Aqui)

Queixa contra Asus (Imagem: Reprodução/Reclame Aqui)

Asus pede para contatar assistência técnica

Inicialmente, a Asus respondeu ao Tecnoblog dizendo que “nem todos os casos estão relacionados com atualização”. Ela pede que o usuário faça reset no celular e, se isso não resolver, que entre em contato com a assistência.

“De acordo com os relatos, segundo avaliação da empresa, nem todos os casos estão relacionados com atualização”, afirma o comunicado. “A recomendação da ASUS é que, inicialmente, os usuários restaurem seus smartphones para as configurações de fábrica, pois é possível fazer o hard reset mesmo estando em bootloop.”

As instruções para fazer a restauração de fábrica estão neste link. A Asus continua: “se, ainda assim, o problema não for solucionado, o produto deve ser encaminhado para uma assistência técnica para análise caso a caso”.

O problema é que os celulares afetados pelo bootloop já estão fora da garantia, então precisariam pagar para resolver o defeito — sendo que, em alguns casos, isso foi causado por uma atualização de software da própria Asus. Outra questão é que o suporte fica em São Paulo, e o cliente precisa despachar o produto, o que leva tempo.

O Tecnoblog perguntou à Asus se ela poderia abrir uma exceção e fornecer conserto gratuito a quem for afetado pela falha de bootloop. A empresa reforçou que “os usuários devem seguir a recomendação e enviar os produtos para a assistência autorizada, estando ou não na garantia”.

Além disso, ela respondeu: “cada caso será avaliado e terá sua tratativa definida individualmente; de acordo com técnicos da empresa, não é possível generalizar uma conduta, pois não há um padrão nas ocorrências e momentos de falha nas notificações em questão”.

Isso talvez não seja o bastante. Felipe Vieira, que participa do grupo de Telegram sobre o Max Shot e Max Plus (M2), afirma que recorreu ao suporte da Asus mais de quatro vezes “e eles não fazem nada a respeito, nem com atualizações”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados