Por que o iPhone 12 não fica conectado no 5G

A linha do iPhone 12 alterna entre as redes 4G e 5G dependendo de qual aplicativo está aberto no smartphone

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 11 meses
iPhone 12 no 5G (Imagem: Divulgação/Apple)
iPhone 12 no 5G (Imagem: Divulgação/Apple)

A linha iPhone 12 será a primeira da Apple com 5G. A rede 5G ainda dá os primeiros passos no Brasil, mas já é realidade em outros países. Porém, mesmo com a tecnologia disponível, os celulares ainda ficam alternando entre o 4G e o 5G — e por que isso acontece?

iPhone mudando entre 4G e 5G

Graças ao Smart Data Mode, o iPhone muda automaticamente entre o 4G e 5G de acordo com os apps que estão sendo usados no momento. Ele só ativará a tecnologia mais recente em certas ocasiões, quando o aplicativo aberto demandar muito uso da rede. Tudo isso para economizar a bateria do smartphone.

Por exemplo, se você estiver navegando pelo Twitter ou checando seu e-mail, o iPhone 12 usará o 4G, mesmo que você esteja em uma área com cobertura 5G. Dessa forma, o celular não usará dados móveis adicionais sem que haja necessidade, o que vai preservar a sua bateria. Porém, caso troque para um aplicativo de streaming de vídeo ou ligação de vídeo, o 5G será ativado e a velocidade da internet aumentará.

É uma solução interessante, apesar de a Apple não ter revelado quanto de fato o uso do 5G pode interferir na bateria.

Tim Cook e 5G (Imagem: Apple)
Tim Cook e 5G (Imagem: Divulgação/Apple)

5G não funciona no iPhone 12 se o celular estiver em modo dual-chip

Um documento interno da Apple, feito para o treinamento de vendas, revelou que o iPhone 12, iPhone 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max têm uma limitação em relação ao 5G. Esses modelos não conseguem se conectar às redes da quinta geração se estiverem em modo dual chip. Todos os quatro smartphones têm suporte a nano-SIM e eSIM.

A boa notícia é que isso pode ser resolvido com uma atualização do iOS.

“Ao usar duas linhas no modo Dual SIM, os dados 5G não são suportados em nenhuma das linhas e ficarão em 4G LTE”, informa o documento. Enquanto isso, se o cliente for usuário apenas do eSIM e estiver em uma operadora que ofereça 5G, ele terá acesso às redes da quinta geração. Dessa forma, é provável que não será possível usar 5G com um chip nano-SIM tradicional.

A Apple não fez nenhum anúncio oficial sobre a questão do 5G no dual-chip. O documento de vendas foi revelado por um usuário do Reddit, e sua autenticidade foi confirmada pelo MacRumors.

Com informações: The Verge.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone 12 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Relacionados