Samsung Galaxy Z Fold 3 dobrável pode ter caneta S Pen

Samsung pode aumentar espessura do vidro ultra-fino em seu próximo dobrável, além de usar tecnologia AES

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos
Samsung Galaxy Z Fold 2
Samsung Galaxy Z Fold 2. (Imagem: Samsung)

Não é de hoje que os rumores sobre o fim da linha Galaxy Note circulam – mas uma dúvida comum é para onde vai a caneta S Pen, que ganhou tantas melhorias com o passar dos anos. Agora, parece haver novos indícios da chegada do componente ao Galaxy Z Fold 3, futuro smartphone dobrável da fabricante sul-coreana.

De acordo com um relatório da UBI Research, a Samsung planeja utilizar a tecnologia AES (Active Electrostatic Solution – ou Solução Ativa Eletrostática) para que o Galaxy Z Fold 3 tenha suporte à S Pen, apesar de ter uma tela dobrável.

O AES consegue entregar um melhor desempenho no geral, mas ela também implica em um maior custo de produção – o que deve tornar o celular ainda mais caro.

Atualmente, a linha Galaxy Note utiliza tecnologia EMR (Ressonância Eletromagnética), mas ela não funciona com telas flexíveis. As limitações técnicas devem ser o fator principal para que a fabricante ainda não tenha implementado sua stylus na linha de smartphones dobráveis.

Galaxy Z Fold 3 pode ter UTG mais espesso

Os rumores indicam que a Samsung está trabalhando em um vidro ultra-fino (UTG) que seja capaz de resistir à ponta da caneta. O Galaxy Z Fold tem uma camada de UTG com espessura de 30 micrômetros, mas aparentemente algo duas vezes mais espesso já poderia permitir o uso da S Pen sem grandes problemas.

Ainda assim, é bastante cedo para ter certeza sobre qualquer um desses rumores. Em agosto, alguns boatos sobre a chegada da S Pen à linha Galaxy S com o lançamento do Galaxy S21 circularam na mídia, mas a Samsung ainda não confirmou nenhuma das informações. Portanto, o que nos resta é aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Com informações: SamMobile

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados