Início » Celular » Samsung Galaxy Z Fold 3 dobrável pode ter caneta S Pen

Samsung Galaxy Z Fold 3 dobrável pode ter caneta S Pen

Samsung pode aumentar espessura do vidro ultra-fino em seu próximo dobrável, além de usar tecnologia AES

Ana Marques Por

Não é de hoje que os rumores sobre o fim da linha Galaxy Note circulam – mas uma dúvida comum é para onde vai a caneta S Pen, que ganhou tantas melhorias com o passar dos anos. Agora, parece haver novos indícios da chegada do componente ao Galaxy Z Fold 3, futuro smartphone dobrável da fabricante sul-coreana.

Samsung Galaxy Z Fold 2

Samsung Galaxy Z Fold 2. (Imagem: Samsung)

De acordo com um relatório da UBI Research, a Samsung poderia estar estar planejando utilizar a tecnologia AES (Active Electrostatic Solution – ou Solução Ativa Eletrostática) para que o Galaxy Z Fold 3 tenha suporte à S Pen, apesar de ter uma tela dobrável.

O AES consegue entregar um melhor desempenho no geral, mas ela também implica em um maior custo de produção – o que deve tornar o celular ainda mais caro.

Atualmente, a linha Galaxy Note utiliza tecnologia EMR (Ressonância Eletromagnética), mas ela não funciona com telas flexíveis. As limitações técnicas devem ser o fator principal para que a fabricante ainda não tenha implementado sua stylus na linha de smartphones dobráveis.

Galaxy Z Fold 3 pode ter UTG mais espesso

Os rumores indicam que a Samsung está trabalhando em um vidro ultra-fino (UTG) que seja capaz de resistir à ponta da caneta. O Galaxy Z Fold tem uma camada de UTG com espessura de 30 micrômetros, mas aparentemente algo duas vezes mais espesso já poderia permitir o uso da S Pen sem grandes problemas.

Ainda assim, é bastante cedo para ter certeza sobre qualquer um desses rumores. Em agosto, alguns boatos sobre a chegada da S Pen à linha Galaxy S com o lançamento do Galaxy S21 circularam na mídia, mas a Samsung ainda não confirmou nenhuma das informações. Portanto, o que nos resta é aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Com informações: SamMobile

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Brandão Gonçalves (@leonardobg7)

Faz sentido.

Se for ver bem, o fold é smartphone e tablet ao mesmo tempo, e tablet sem caneta limita muito a experiência de uso.

Apesar de eu não comprar kkk tomara que venha com caneta

² (@centauro)

A pergunta é se a ponta da caneta não irá marcar a tela, já que até unha deixa o famigerado “vidro” do Fold marcado.