Início » Aplicativos e Software » Firefox 4 em Macs PowerPC? Nem pensar

Firefox 4 em Macs PowerPC? Nem pensar

Avatar Por

A Apple descartou o uso dos processadores PowerPC, desenvolvidos pela IBM, lá em 2005. Tudo bem que alguns fabricantes continuam escrevendo código específico para essa arquitetura, mas a Fundação Mozilla vai dar um basta nisso. Em uma mensagem, Mike Beltzner, responsável pela equipe de desenvolvimento do Firefox, disse que é improvável que a versão final do Firefox 4 seja disponibilizada também para Macs PowerPC. | ComputerWorld

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso
Bem, fui usuário de um clone de Apple II (CCE Exato Pro), quando criança, nos anos 80. Sempre quis ter Mac e nunca pude. Em 2006, consegui comprar um PowerBook G4 PPC novo com tela de 15", com garantia e tudo, sendo que ele foi fabricado em 2005, em 2006 a Apple já saiu com os primeiros computadores com CPU Intel e gradativamente "matou" os PPC remanescentes.
Pois apesar de ser uma máquina de 5 anos de idade, é impressionante como o computador ainda é atual para mim: com uma CPU PPC G4 de 1,67 GHz, e 1,5 GB de RAM, 80 GB de HD, consigo fazer tudo o que preciso no dia a dia: navegação com Firefox 3.6 (queria ir pro 4, mas não lançaram) com 2 telas e pelo menos umas 10 abas cada janela; Microsoft Word 2004 com no mínimo 2 documentos abertos, Microsoft Excel 2004 com no mínimo 3 planilhas abertas, além de Skype, iCal, AddressBook, iTunes, arquivos textos, e alguns appletzinhos úteis no Dashboard. Este laptop uso no trabalho diariamente.
Tenho tenho um iMac Intel Core 2 Duo 2.0 GHz, 3 GB de RAM, para o qual comprei Mac OS Snow Leopard (10.6) e MS-Office 2008. Nem se compara, ele sofre para dar o desempenho do PPC, quando tinha 1 GB de RAM era impossível de usar, agora com 3 GB ficou melhorzinho.
Portanto, não vejo motivo para o pessoal da Mozilla deixar de compilar para PPC, acredito que o trabalho seja mínimo, e tenho certeza que existem muitos usuários de Mac PPC "na ativa".
Voto a favor de manter a versão para Mac PPC.
Abraços.
Wsoulw2010
Na boa...
Essa historia de que pra usar mac hoje me dia tem que ser intel e babozeira....
Eu uso e sempre usei mac PPC (MDD, AGP, Yosemite, Powerbook...)
E nunca fiquei pra traz e olha trabalho com audio profissional pessoal...
A questao e que a maioria dos mac users da atualidade piram na carinha bonita dos novos aplicativos da apple sabe... e nao da funcionalidade mesmo...
As vezes ocara tem um G4 MDD em casa processador 1.25MB 3GB de RAM... mais o cara que de qualquer jeito rodar o Snow leopard so por causa do sistema ser novo mais na verdade ele nao vai usar nada de diferente... vai usar o velho photoshop...o velho final cut... o velho Logic...o Pro tools de sempre....
mais ele quer ter o prazer de ver coisa nova... e nao bons resultados de trabalho...
Por isso devemos separar as coisas tem mac user que usa mac apenas pelo que o mac e.. e nao pelo que o mac faz... tem studios top hoje ainda usando mac ppc (dominio digital, mosh... grandes impresas de designe grafico usando g4 e g5 ppc... tem outras que ja usam mac pro mais por causa da ideia visual a ser passada e nao por questao de funcionalidade... respeito a todos os mac users... se vc quer um mac novo pois oseu ppc nao ti atende mais.. perfeito. Agora se vc quer um mac novo pois tem que usar o firefox 4 ou o leopard snow de vez o tiger ou o leorpard tradicional... e questao de puro lucho... quem pode pode.... mais talves seja mais interressante vc usar essa baita grana e investir em equipamento... e depois quanto os macs novos baixarem compre um tranquilo,, e deixe seu ppc em stanby.
Marcos
Lembrei desse vídeo tb... Somos uma sociedade capitalista globalizada.
Hernani
PowerPC? DIE!!!
Hernani
Parece até marketeiro Thássius, se você acha MACs funcionais, muitas pessoas também vão falar que seus PCs dual-core com Windows XP são "funcionais" não acha?
Bruno Gall
Power PC já era, a moda agora é Intel xD
Willian Max
O Mac OS X Snow Leopard já funciona somente em Macs Intel. Será que o Firefox vai abandonar o Leopard também?
@AntonioVeras
Isso me lembrou o vídeo sobre A HISTORIA DAS COISAS. Vídeo que mostra que os produtos de hoje são feitos para serem substituídos em vez de consertados. Se alguém lembrou do iPhone, não é mera coincidência.
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=U8m4aNj0Rjk
Guilherme Mac
Arquitetura RISC realmente é muito melhor que o CISC/Intel. Tanto que consegue realizar tarefas complexas com um clock muito reduzido.
Lembro de um professor meu falando sobre um SPARC (que é RISC) de 900MHz que para um Intel Pentium 4 - top na época - ser equivalente teria que trabalhar a mais 10GHz.
Wilson
bom, é incontestáveis que tem casos isolados que se sentem satisfeitos com computadores mais antigos, o problema com os PPCs é que a apple já abandonou praticamente todos os modelos que usam esse tipo de processador (tô falando do suporte)
e ficar preso aos processadores antigos limita a capacidade que o programa poderia ter se trabalhasse apenas suportando sistemas mais modernos.

não quis dizer que as máquinas antigas são inúteis, até porque pra quem ainda tá fora do "mundo apple" um bom caminho pra começar é comprar um PPC no mercado livre por um preço baixo :) (ou usar hackintosh :P )
@FarinhaLoss
meu PC foi montado em 2004, ñ usei o hardware top da época, apenas o melhor custo benefício, ele ainda tá muito bom e ñ planejo upgrade antes de 2012... isso pq é um PC, é barato...
agora imagina quem pagou uma fortuna num Mac em 2005 (que na época era nem mais caro dq é hoje) duvido q estejam planejando se desfazer do Mac deles tão cedo...
@vitorrigonibx
Olha, o dono do estúdio onde gravei meu disco usa um mac pro (não macbook pro. Mac Pro) com processador PPC 800mhz, 512 de ram e Mac OS 9. E roda tranquilamente plugins de audio que os atuais mac`s pro com snow leopard sofrem pra rodar. Claro que ele tem alguns teras de HDD pra gravar todos os discos que ele grava lá.

Mas eu tenho minhas dúvidas pq q o PPC foi descontinuado. Li algumas pesquisas, e, até onde sei, ele é melhor do que os processadores intel.
Thássius Veloso
Muita gente usa Macs mais antigos, justamente por ser um equipamento robusto com sistema que, mesmo desatualizado nos dias de hoje, continua sendo bastante funcional.
Wilson
Não acho ruim. De 2005 até hoje já deve ter dado tempo de quem usa mac trocar de máquina né? :P