Início » Internet » Programa que baixa vídeos do YouTube é derrubado do GitHub

Programa que baixa vídeos do YouTube é derrubado do GitHub

Repositórios do YouTube-DL foram removidos do GitHub após pedido de associação de gravadoras dos EUA

Victor Hugo Silva Por

A indústria fonográfica iniciou uma ofensiva contra mais um programa usado para baixar músicas do YouTube. Desta vez, a medida envolveu o GitHub, que aceitou remover repositórios do YouTube-DL e de suas versões após um pedido da Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA, na sigla em inglês), que representa as principais gravadoras dos Estados Unidos e apontou uma violação de direitos autorais.

Aplicativo do YouTube (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Aplicativo do YouTube (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Agora, os repositórios relacionados ao YouTube-DL no GitHub indicam que estão indisponíveis devido a uma solicitação via Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA). A explicação ainda direciona os usuários para a íntegra do comunicado enviado pela RIAA à plataforma de desenvolvedores, disponível neste link.

Nele, a representante das gravadoras afirma que o código do YouTube-DL tem o objetivo claro de “contornar as medidas de proteção tecnológicas usadas por serviços de streaming autorizados, como o YouTube” e “reproduzir e distribuir vídeos musicais e gravações de som de propriedade de nossas empresas membros sem autorização para tal uso”.

Aviso do GitHub no repositório do YouTube-DL (Imagem: Reprodução/TorrentFreak)

Aviso do GitHub no repositório do YouTube-DL (Imagem: Reprodução/TorrentFreak)

A RIAA alega que a lei de direitos autorais dos EUA proíbe medidas que contornem proteções contra a violação desses direitos, o que tornaria o programa ilegal. A associação argumenta ainda que o código do software oferece exemplos de como baixar músicas de Icona Pop, Justin Timberlake e Taylor Swift, que têm contratos com Warner Music, Sony Music e Universal Music, respectivamente.

Apesar dos argumentos da associação, usuários do YouTube-DL se manifestaram contra a retirada de seus repositórios no GitHub. Eles apontaram que o program não é usado somente para a pirataria, mas também é uma ferramenta para quem deseja baixar o próprio conteúdo ou criar arquivos de vídeos que podem sair do ar a qualquer momento.

Site do YouTube-DL é atualizado

Em meio à pressão das gravadoras, o site do YouTube-DL foi modificado. Ele ainda permite baixar a versãomais recentes do programa, mas não conta mais com links para o GitHub, nem com nomes de seus desenvolvedores.

A situação do programa lembra a de sites que permitiam o download de vídeos e saíram do ar após ação das gravadoras. Um dos principais casos é o do YouTube-MP3, que para evitar maiores problemas na Justiça, fechou um acordo em que aceitou retirar o site do ar e entregar o domínio para as gravadoras.

Com informações: TorrentFreak, Engadget.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Almeida (@Joao_Almeida)

Tapou o sol com a peneira kkkk

Eu (@Keaton)

Streisand effect… boa.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Ironicamente, alguém abriu uma Pull Request com o código fonte do YouTube-DL no repositório de DMCAs do GitHub e ele passou a fazer parte do repositório mesmo sem ter sido mesclado…

Geraldo Lopes (@geralldoloppes)

E agora quem poderá nos defender? Uso o YouTube-DL há anos e como fazer para atualizar suas listas? Alguém sabe se ele foi hospedado em outro lugar?

@ksio89

Certeza que os próximos alvos serão o NewPipe (Android), também hospedado no GitHub, e o JDownloader2 (desktop). Já vou fazer backup do apk por via das dúvidas.

@doorspaulo

Tipo de medida inútil, que só serve pra causar antipatia.
Quem quer piratear, simplesmente não irá comprar, já que existem outras trocentas fontes de download.

Eu (@Keaton)

Vou dar uma de João sem braços e ver se dá para baixar. huehuehue

JDownloader2 ainda existe? hahaha Nossa, eu usava esse lá em 2010…
btw… quanto ao APK do NewPipe… nem precisa tanto, tá cheio de APKMirror da vida por ai.

@ksio89

Sim, o JD2 tá firme e forte até hoje. É disparado o melhor gerenciador de downloads e baixador de conteúdo online, pois funciona não só YouTube mas vários outros sites de streaming de áudio e vídeo.

Eu (@Keaton)

Gosto muito mais do Free Download Manager. (Sim, ele baixa videos também. hue)image912×622 81.8 KB

@doorspaulo

Uso até hoje, junto com alguns plugins de conversão.

@ksio89

O FDM é bem simples de usar e bastante leve, mas é bem básico, só uso pra baixar arquivos mesmo. Para vídeo e áudio, prefiro o JD2, pois ele é muito mais versátil. Ele permite baixar vídeos do YT não só em container MP4 mas MKV e WEBM também, que usam codec VP9 e OPUS, reduzindo muito o tamanho do arquivo. Também dá para baixar as legendas, a descrição e a thumbnail do vídeo.

E tem o suporte a vários sites de streaming e de compartilhamento de arquivos por meio de plugins, dá inclusive para logar com contas premium desses sites para baixar na velocidade máxima.

Eu (@Keaton)

Pra video, eu uso o youtube-dl mesmo com um ffmpeg no mesmo dir. Continua funcionando de forma adequada. hahaha
FDM só quando dá problema nos downloads. Ou eu quero salvar os videos do gogo.

Ps.: tenho de agradecer a DCMA pelo backup do github do youtube-dl. :V