Início » Computador » iMac com novo processador Apple A14T deve ser lançado em 2021

iMac com novo processador Apple A14T deve ser lançado em 2021

Novo iMac deve trazer processador A14T baseado em tecnologia ARM e GPU da própria Apple

Emerson AlecrimPor

A Apple deve anunciar os primeiros Macs com processador ARM em 17 de novembro. Enquanto isso, rumores sobre o lançamento de modelos específicos seguem surgindo. O mais recente indica que o primeiro iMac com processadorApple Silicon A14T vai chegar ao mercado no primeiro semestre de 2021.

É o que aponta o jornal The China Times. O veículo reforça que, além do processador com tecnologia ARM, o novo iMac contará com uma GPU própria da Apple. O chip gráfico, de codinome Lifuka, deve contar com processo de fabricação de 5 nanômetros da TSMC. Só não está claro ainda qual será a sua capacidade gráfica.

iMac (imagem: divulgação/Apple)

iMac (imagem: divulgação/Apple)

O processador também merece destaque. O primeiro membro da família Apple Silicon é o A14X (codinome Tonga), chip também baseado em tecnologia de 5 nanômetros da TSMC. Ele já está em produção. Porém, em princípio, esse é um modelo direcionado aos MacBooks.

Sob o codinome Mt. Jade, o Apple A14T vai ser uma versão dos novos processadores voltada a desktops, se os rumores estiverem certos. Isso explica o seu iminente lançamento com um iMac.

Novamente, a tecnologia de 5 nanômetros aparece aqui. Ainda não há informações sobre quais serão as diferenças entre o A14T e o A14X, mas é provável que este último tenha especificações que otimizem o consumo de energia para poupar bateria.

Estes seriam só os primeiros passos. Os rumores também sugerem que a Apple já está trabalhando na geração seguinte de seus chips, a série A15. Ela deverá ser apresentada com o iPhone 13, mas também servirá de base para os Macs a serem anunciados no final de 2021 ou início de 2022.

Com informações: MacRumors.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação