GUma das funcionalidades mais interessantes do Gmail é que, ao falar com uma pessoa — seja enviando uma mensagem ou apenas respondendo um e-mail recebido anteriormente —, o serviço automaticamente cria uma entrada para aquela pessoa na lista de contatos. Uma mão na roda, sem sombra de dúvidas, mas que pode sair do controle rapidamente.

Por exemplo, quando um contato tem um e-mail pessoal e outro para fins corporativos, muitas vezes o e-mail do Google vai salvar esses endereços separadamente. E é aí que começa a bagunça…

Contatos duplicados... Maldição!

Na imagem acima, por exemplo, um dos contatos em destaque aparece duas vezes, embora seja a mesma pessoa. Logo abaixo, outro contato aparece três vezes na lista de contatos, pois ele tem três endereços de e-mail distintos.

Ainda bem que existe uma forma de corrigir isso: falo da mesclagem de contatos do Gmail.

Tutorial

1. O primeiro passo é acessar o seu Gmail. Repare que na barra lateral do serviço há as opções de E-mail, Contatos e Tarefas (é altamente provável que E-mail esteja selecionado). Você deve clicar em Contatos.

2. Agora que você está com a sua lista de contatos aberta — quanta gente, não é mesmo? —, vá ao botão Mais ações, que fica na barra de controle (chamemos assim) do Gmail. Selecione Encontrar e mescar duplicatas, como a imagem abaixo indica.

Mesclar duplicatas

3. Nesse momento, o Gmail vai fazer uma varredura nos nomes de todos os contatos cadastrados nele. Ele vai sair à procura de nomes que apareçam mais de uma vez na lista. Quando a tarefa for finalizada e houver contatos duplicados, você verá uma tela como essa:

Contatos que serão mesclados

Agora é a hora de prestar atenção para não fazer bobagem. Você deve revisar todos os nomes dos contatos, para checar se nenhum dos casos que o Gmail indica como contato duplicado trata-se na verdade de pessoas homônimas. Terminou de revisar? Pressione Mesclar.

Imediatamente o Gmail vai juntar as informações referentes a um mesmo contato. Nos exemplos do início desse tutorial, os dois contatos com vários endereços de e-mail agora estão concentrados em apenas dois nomes. Mais fácil seria impossível!

Contatos depois de organizados

No meu caso, decidi fazer um antes e depois da mesclagem. Veja só:

Placar final

Bom trabalho, Gmail!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Bom para organizar a bagunça de quem tem lista de mil e-mails
@barbaaa
Ufa, tive sorte, fui testar e tinha apenas 2 contatos duplicados. Seria legal se cada usuário tivesse a opção de mesclar seus próprios emails, pois eu sou um contato duplicado de alguém e não posso fazer nada.
Thássius Veloso
Que bom! =)
Rafael
No Yahoo! Mail essa ferramenta também existe.
@lucashingis
Eu não sei há quanto tempo esta opção está disponível, mas eu já uso há um tempinho pra manter organizado os contatos do Gmail sincronizados com os contatos do iPhone.
@MarcioNeves
Boa, gostei disso aí :)
@lucashingis
Os endereços de e-mail, telefone e etc continuarão disponível para "O" contato, já que a mesclagem deixará apenas "UM" contato disponível.
@lucashingis
Eles permanecem, @MarcioNeves.
@MarcioNeves
Só não entendi uma coisa: uma vez mesclado, os endereços continuam disponíveis para os contatos ou só um deles permanece, apagando os outros?
kylefurtado
Amei o tutorial! *-* Me ajudou bastante, tem gente que me manda trocentos e-mails.
Breno Brito
=D I Love it! ^^ Chegou logo quando o painel do contatos mudou. Isto só ficou devendo algo simples... quando mesclar, deveria aparecer umas 2 ou 3 mensagens dos contatos mesclados, para termos certeza de quem é quem naquela história.
Bruno Gall
Atoron isso
Turdin
Hmmm, interessante! Tenho clientes aqui que me mandam de 9999999 e-mails diferentes, fica até difícil de saber quem é as vezes, vai ser muito útil a dica.
Sr. Sem Papo
Perfeito. Sem Mais.