Como cancelar um cartão de crédito [Dicas Importantes]

Para não ser surpreendido por dívidas deixadas para trás, é preciso ter paciência e cancelar o cartão de crédito de forma correta

Luiza Xavier
Por
• Atualizado há 9 meses
Foto por Steve Buissinne/Pixabay
Cartões das bandeiras Visa e Mastercard (Imagem: Pixabay / Steve Buissinne)

Perda, roubo, extravio. Esses são os motivos mais comuns que levam alguém a querer cancelar um cartão de crédito. Há também casos em que chega ao seu endereço um cartão não solicitado. Mas, seja por essas ou por qualquer outra razão, saiba que é seu direito abrir mão desse meio de pagamento sempre que você achar necessário.

É importante destacar que o processo nem sempre é rápido. Entretanto, para não ser surpreendido por dívidas e taxas deixadas para trás, é preciso ter paciência e cancelar o cartão de crédito de forma correta, como mostraremos a seguir.

Primeiros passos

A primeira atitude é verificar se ainda existe algum débito a pagar. Isso, geralmente, pode ser feito pelo app do banco ou da operadora que emitiu o cartão, caso você não receba a fatura por e-mail ou pelos Correios. 

Se houver alguma dívida, faça o pagamento antes de pedir o cancelamento. Lembrando que o valor a ser pago é calculado alguns dias antes do vencimento do cartão, portanto, compras feitas depois desse período de fechamento podem não ter sido incluídas na última fatura que você quitou.

Com o pagamento em dia, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Aqui é importante destacar: o titular do cartão é o único que pode pedir o cancelamento do serviço. Confira abaixo as opções:

  • Você pode ligar para o número de telefone que consta no verso do cartão – normalmente um 0800 disponível 24 horas – ou buscar o atendimento online. Há instituições que colocam à disposição o serviço de cancelamento pelo site.
  • Existe ainda a possibilidade de pedir o cancelamento diretamente na agência do banco e centrais de atendimento de lojas e financeiras.

6 dicas para cancelar o seu cartão com segurança

1. Comprovante

Lembre-se de guardar o número de protocolo ou comprovante do atendimento. Esse dado pode ser útil se você tiver algum problema no futuro, como a utilização indevida de um cartão já cancelado.

2. Atenção aos adicionais

Quando um cartão de crédito é cancelado, os cartões adicionais (ou de dependentes) também deixam de ser aceitos como meio de pagamento, não apenas o cartão do titular. Então, lembre-se de avisar os demais usuários do serviço sobre o cancelamento.

3. Renegociação

Se você estiver renegociando uma dívida com a administradora do cartão não será possível cancelar. Neste caso, a alternativa é pedir a suspensão do serviço.

4. Cartão de crédito sem uso

No caso de desistência do serviço, ou seja, se você nem chegou a utilizar o cartão, mas quer cancelar para não correr os riscos de uso indevido, atenção! Há bancos que só  aceitam o cancelamento nas agências. Você vai precisar fazer a solicitação pessoalmente.

5. Cancelamento não solicitado

Bancos, lojas e administradoras de cartão de crédito podem fazer o cancelamento sem que você tenha solicitado. Isso acontece nas situações previstas no contrato, como, por exemplo, a fatura não é paga ou o cartão é usado de forma indevida.

6. Fatura zerada

O seu cartão de crédito só estará cancelado depois que você receber uma fatura sem qualquer valor a pagar ou um comunicado oficial da empresa que administra o serviço.

Caso não receba a confirmação, procure novamente a central de atendimento do banco ou da administradora do cartão. Nesse momento, é importante ter em mãos o número de protocolo do pedido de cancelamento.

Se ainda assim você não conseguir cancelar o cartão de crédito, busque o apoio de instituições de defesa dos direitos do consumidor, como o Procon, ou a Defensoria Pública do estado ou município em que mora.

Sim, pode ser trabalhoso e até cansativo cancelar o cartão de crédito. Além da burocracia, é possível que você ainda tenha de enfrentar a resistência dos atendentes do banco ou da administradora que, possivelmente,  farão de tudo para que você mude de ideia. Faz parte do processo.

Mas, acredite, é muito pior manter um serviço que já não atende suas necessidades e que ainda pode representar uma dor de cabeça no futuro.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Cartão de crédito na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Luiza Xavier

Luiza Xavier

Ex-redatora

Luiza Xavier é jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação Hélio Alonso. Já foi repórter e editora em veículos como O Globo e TV Bandeirantes. No Tecnoblog trabalhou em 2020 como redatora, produzindo pautas focadas em economia e finanças pessoais. Como assessora de comunicação, foi responsável por publicações corporativas de segmentos, como indústria de transporte internacional e metalurgia.

Relacionados