Início » Celular » MagSafe só faz recarga de 15 W com novo carregador da Apple

MagSafe só faz recarga de 15 W com novo carregador da Apple

Teste com vários carregadores mostrou que MagSafe só alcança 15 W na recarga do iPhone 12 com adaptador de 20 W da Apple

Emerson Alecrim Por

Junto ao anúncio da linha iPhone 12, a Apple revelou o carregador MagSafe. O dispositivo é capaz de trabalhar com até 15 W no carregamento, taxa interessante para um carregador sem fio. O problema é que, para todo esse potencial ser atingido, é preciso recorrer ao adaptador de 20 W que é vendido à parte pela companhia.

MagSafe no iPhone 12 (imagem: Apple)

MagSafe no iPhone 12 (imagem: Apple)

A “ressurreição” do MagSafe no iPhone 12 é uma ideia bastante interessante. Com a tecnologia, basta ao usuário posicionar o aparelho sobre o carregador sem fio para fazer a recarga de bateria, deixando a porta Lightning do dispositivo livre para outros fins. O mecanismo magnético garante que o celular fique devidamente posicionado durante o procedimento.

Por conta disso, muitos consumidores decidiram comprar o carregador MagSafe sem demora. Nos Estados Unidos, o dispositivo custa US$ 39. Não é necessariamente um valor baixo. É por isso que a descoberta de que o acessório não é acompanhado de adaptador de tomada causa espanto (ou revolta?).

Para quem estiver disposto a desembolsar mais US$ 19, a Apple vende um adaptador USB-C de 20 W que funciona perfeitamente com o carregador MagSafe. Mas, e se o usuário quiser aproveitar um adaptador que ele já tem, o desempenho será o mesmo? O youtuber Aaron Zollo tratou de descobrir.

Em seu vídeo, Zollo testou vários adaptadores originais e de terceiros usando um iPhone 12 Pro. Ele constatou que o carregador MagSafe só trabalha com os 15 W prometidos pela Apple se o dispositivo for usado em conjunto com o carregador de 20 W da empresa.

Eis os resultados obtidos com cada adaptador testado:

  • Carregador de 20 W da Apple: 15 W
  • Carregador de 18 W da Apple: 13 W
  • Carregador de 96 W da Apple para MacBook: 10 W
  • Carregador Anker de 30 W: de 7,5 W a 10 W
  • Carregador Aukey de 65 W: de 8 W a 9 W
  • Carregador do Pixel 4 / 5: de 7,5 W a 9 W
  • Carregador do Galaxy Note 20 Ultra: de 6 W a 7 W

Os resultados sugerem que, se fabricantes de acessórios quiserem vender adaptadores voltados para o MagSafe, deverão seguir com precisão as especificações técnicas que a Apple estabeleceu para o dispositivo alcançar os 15 W.

Zollo também chama atenção para a constatação de que a Apple implementou um mecanismo de controle de temperatura bastante atuante: se o iPhone esquentar, o procedimento de recarga pode ficar abaixo dos 10 W. Convém deixar o aparelho sem capinha para facilitar a dissipação de calor e evitar o problema.

Com informações: MacRumors.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

23:59 - vamos gerar menos lixo
00:00 - o carregador sem fio não funciona direito com a maioria dos carregadores que tem por ai, compre um novo da apple.