Início » Celular » O que é certificação militar [MIL-STD 810G]?

O que é certificação militar [MIL-STD 810G]?

Selo Rambo de resistência; saiba o que é certificação militar MIL-STD 810G e como pode deixar o smartphone mais durável

Leandro KovacsPor
TB Responde

Já estamos cansados de ver pessoas usando celulares com tela a quebrada. Será que é possível ter um smartphone inquebrável? Parece impossível, mas os aparelhos podem ser mais resistentes. Veja em meu artigo o que é certificação militarcertificação militar MIL-STD 810G e como ela pode transformar seu aparelho em um verdadeiro Rambo do dia a dia.

Smartphone quebrado (Imagem: PR Media/Unsplash)

Smartphone quebrado (Imagem: PR Media/Unsplash)

O que é MIL-STD 810G?

O prefixo MIL tem origem em MILSPECS ou Military specifications, essa especificação determina que uma tecnologia passou por testes militares de resistência nos padrões do Ministério da Defesa americano. 

Apresentado pela primeira vez em 1962, o padrão MIL-STD-810G continuou a evoluir e fornece orientação detalhada para avaliar a durabilidade de vários tipos de equipamento. 

Os testes descritos incluem tudo com o que o pessoal militar pode se preocupar: pressão, radiação, fungos, atmosferas explosivas, vibração, ácidos, choques e muito mais. O padrão MIL-STD-810 mais recente cobre 28 testes diferentes.

E nos smartphones?

Vamos pensar o seguinte: apesar de um aparelho receber o certificado MIL-STD-810G, não quer dizer e ele tenha passado por testes iguais aos armamentos, por exemplo. Cada produto é testado de acordo com a sua necessidade primária. 

Normalmente, o selo MIL-STD-810G nos smartphones é dado para aparelhos que tem maior resistência à quedas, temperatura e umidade. Apesar disso, os fabricantes que utilizam a sigla não são obrigados a determinar por quais testes específicos seu aparelho foi aprovado.

No geral, as definições sobre a certificação englobam:

  • Sequências de estresse ambiental, durações e níveis de ciclos de vida do equipamento;
  • Desenvolver análises e critérios de teste adequados ao equipamento e ao seu ciclo de vida ambiental (quedas, exposição solar, umidade em excesso, no caso de smartphones);
  • Identificar deficiências, defeitos no design do equipamento, materiais, processos de fabricação, técnicas de embalagem e métodos de manutenção;
  • Demonstrar conformidade com os requisitos contratuais.

Vou destacar o último ponto: “demonstrar conformidade com os requisitos contratuais.”, ou seja, mesmo a empresa não sendo obrigada a revelar por quais testes seu aparelho passou,  no que a marca se propôs, obteve sucesso. 

A importância desse fato é: ter o selo já garante que em algum aspecto seu smartphone é superior em resistência aos outros aparelhos que não tem a certificação militar MIL-STD 810G.

Se o usuário for um pouco distraído, o certificado dá mais de garantia quanto a durabilidade do aparelho. No caso de empresas, essa certificação pode ser importante na hora de comprar smartphones de uso empresarial, dependendo de onde o funcionário costuma usar o aparelho durante o trabalho.

Espero ter explicado um pouco o que é certificação militar MIL-STD 810G e ajudá-lo a escolher um aparelho mais resistente, se necessário, escolha um modelo Rambo para o dia a dia. 

Com informações: samsung, asus

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação