Tensão entre Apple e Foxconn aumenta devido a margens de lucro

Foxconn estaria adotando táticas questionáveis por registrar margens de lucro baixas na produção de dispositivos da Apple

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple iPhone 11 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Apple iPhone 11 (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Foxconn é a principal parceira da Apple na produção dos dispositivos da marca, com destaque para a linha iPhone. Mas há indícios de que a relação entre as duas companhias estaria se desgastando em razão dos ganhos: enquanto a Apple registra margens de lucro bruto na casa dos 40% (dependendo do produto), a Foxconn não estaria conseguindo passar de um dígito.

É o que o relata o The Information. De acordo com o veículo, a situação chegou ao ponto de a Foxconn adotar práticas desleais para aumentar as suas margens, como declarar um número maior de funcionários contratados do que o real para as linhas de produção e o uso de equipamentos de propriedade da Apple na fabricação ou teste de dispositivos para companhias rivais.

Em reação, a Apple teria aumentado a fiscalização sobre funcionários e equipamentos nas instalações da Foxconn.

Mas os atritos não se limitam a isso. Há relatos de que, na tentativa de evitar desperdício de materiais, a Foxconn teria removido parafusos soltos ou pequenos pedaços de metal de unidades do iPhone 7 que apresentaram esses problemas durante a fabricação, quando o procedimento correto seria o de desmontar esses aparelhos.

Além disso, a companhia teria oferecido um tour a funcionários do Google pela fábrica que produzia o MacBook de 12 polegadas sem a autorização da Apple. Esta teria pedido imagens das câmeras de segurança e registros dos acessos à unidade para checar a acusação, mas sem obter retorno.

Apple AirPods Pro (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Apple AirPods Pro (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Não está claro até que ponto essas desavenças podem afetar a parceria entre os dois lados. Mas ex-funcionários das duas companhias relataram ao The Information que essa relação vem mudando à medida que Apple tenta diversificar a sua rede de fornecedores.

Essa busca pela diversificação teria feito, por exemplo, a Apple contratar outra fabricante para a produção dos AirPods Pro. A Foxconn esperava ganhar o contrato para fabricação desses fones e até já considerava reformar uma de suas instalações para isso.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados