HomePod vs HomePod Mini; qual é a diferença?

HomePod e HomePod Mini são dois speakers inteligentes da Apple; saiba qual é a diferença entre as suas especificações

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 mês
Comparativo Homepod vs Homepod mini - Apple

Em 2017, a Apple lançou o HomePod, o seu primeiro smart speaker, que acabou não chegando ao Brasil. Em 2020, ainda sem expectativa de lançamento em terras brasileiras, a Apple trouxe o HomePod Mini, uma versão menor da caixinha de som inteligente. Além do tamanho, qual é a diferença entre HomePod e HomePod Mini? Vale a pena comprar o Mini em vez do original, em tamanho real? Vamos falar sobre isso…

Em comum, podemos dizer que ambos são alto-falantes inteligentes de uso doméstico, que respondem a comandos da Siri, assistente da Apple. São concorrentes dos dispositivos Amazon Echo (Alexa), Google Nest e Home (Google Assistente) e de speakers. Como diferencial, conversam bem com aparelhos da maçã e o ecossistema.

HomePod vs HomePod Mini

Um resumo rápido do comparativo HomePod vs HomePod Mini, em especificações.

 HomePod MiniHomePod
PreçoUS$ 99US$ 299
Spatial awareness
(Percepção/Som espacial)
❌ (chama-se 360)✔️
Multiroom audio

 

(mesmo som em vários ambientes, sincronizado)

✔️✔️
Stereo pair capable

 

(sincroniza dois HomePods em dois canais de som)

✔️✔️
Home theater Apple TV 4K (atua com a Apple TV 4K)✔️
Siri✔️✔️
Intercom (funciona como “interfone entre as salas)✔️✔️
Smart home hub

 

(recebe os comandos / central da casa inteligente)

✔️✔️
ProcessadorS5 (mesmo chip do Apple Watch Series 5 e no SE)A8 (mesmo chip do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus)
Conectividade802.11n Wi-Fi

 

Bluetooth 5.0

Thread

Ultra Wideband

802.11ac Wi-Fi

 

Bluetooth 5.0

Design

Logo de cara, o que chama mais atenção entre as características que os diferem é o design. A primeira versão, apenas Homepod, é maior, mais alta e pesada (bem mais pesada). Ambos disponíveis nas cores space grey (cinza espacial) e white (branco).

 HomePod MiniHomePod
Dimensões3,3 polegadas de altura

 

3,9 polegadas de largura

6,8 polegadas de altura

 

5,6 polegadas de largura 

Peso345 gramas2,5 kg

Os dois modelos ainda conservam a tela sensível ao toque no topo, com comandos:

  • Toque: Play/Pausa música ou Siri
  • Toque duplo: Pular
  • Toque três vezes: Voltar atrás
  • Toque e segure: Siri
  • Toque ou segure + ou – : aumentar / diminuir o volume

O HomePod Mini ganhou o formato totalmente redondo, enquanto o HomePod tradicional é cilíndrico, com as bases achatadas. Pode ficar a dúvida, vendo apenas os vídeos de divulgação, mas HomePod e HomePod Mini tem fio: o cabo de energia.

Original e Mini (Imagem: Divulgação/Apple)
Original e Mini (Imagem: Divulgação/Apple)

São envoltos em tecido de malha sem costura que é virtualmente transparente ao som que passa por ele. A superfície de toque no topo é retroiluminada para controle rápido.

E por dentro?

Som e design interno

Por dentro, as duas versões do HomePod tentam fazer o máximo que podem em pouco espaço. Combinando microfones, tweeters (alto-falantes), processador e interface. A Apple, por sua vez, dá menos detalhes técnicos sobre a versão Mini na página de compra. Uma mudança inevitável é o número de alto-falantes incluídos no Mini.

Som no HomePod

O HomePod original, o maior, se adapta ao seu local e oferece áudio de “alta fidelidade” onde quer que esteja tocando. Na prática, podemos dizer que seus alto-falantes são propositalmente projetados para criar um som rico, capaz de preencher toda a sua sala.

Em números, são sete os tweeters ao todo, colocados ao redor da base, resultando em uma sensação de preenchimento do espaço com o que estiver tocando. Isso, virtualmente, elimina reflexões do áudio e permite som de “alta definição” consistente.

HomePod (Imagem: Divulgação/Apple)
HomePod (Imagem: Divulgação/Apple)

O woofer do HomePod é posicionado na parte superior do alto-falante e voltado para cima. Embaixo, um conjunto de seis microfones (junto com um microfone baixo-EQ) analisa e compensa o efeito na resposta de graves. Um motor aciona o diafragma de 20 milímetros, prometendo bons graves mesmo quando o áudio está mais baixo na caixa. 

O seis microfones ao redor do HomePod permitem captar o som em qualquer posição. Quando você diz “E aí, Siri”, o aparelho processa o sinal, junto com o eco e o cancelamento de ruído, e evita a necessidade de falar mais alto mesmo se você estiver do outro lado da sala e com música tocando. Depois de “E aí, Siri”, a Apple afirma que todo o resto que você disser é criptografado e enviado anonimamente aos servidores.

HomePod - Por Dentro (Imagem: Divulgação/Apple)
HomePod – Por Dentro (Imagem: Divulgação/Apple)

Som no HomePod Mini

O HomePod Mini promete um “som grande para um alto-falante do seu tamanho”. A Apple fala em áudio 360 graus, mas dosa nas palavras se comparado ao original. O HomePod Mini trabalha com áudio computacional e simula alto-falantes maiores.

Mudar de vários alto-falantes separados para uma versão compacta é certo que resulta em alguma perda, mas a Apple garante que seus algoritmos de áudio computacional vão ajustar tudo o tempo todo. A quantidade de microfones, para a Siri, cai de 6 para 4.

HomePod Mini - Por Dentro (Imagem: Divulgação/Apple)
HomePod Mini – Por Dentro (Imagem: Divulgação/Apple)

Por ser mais barato, a Apple sugere vários HomePods Mini pela casa, criando um sistema de som conectado. Bastará pedir à Siri para tocar uma música em qualquer lugar ou uma música diferente em cada cômodo. Além de funcionar para áudio multiroom, tem recursos como Intercom (interfone) e par de caixas estéreo. 

Infelizmente, você não pode usar um HomePod e um HomePod Mini como um par de caixas estéreo juntos, pois são necessários dois do mesmo alto-falante para funcionar.

Tecnologias de ÁudioHomePod MiniHomePod
 Graves profundos e altas frequências nítidasWoofer potente com amplificador personalizado
 Campo sonoro de 360ºConjunto de sete tweeters
 Áudio computacional para ajuste em tempo realÁudio computacional para ajuste em tempo real
 Quatro microfones para Siri Seis microfones para Siri
 Áudio multiroom com AirPlay 2Áudio multiroom com AirPlay 2
 Função par estéreoFunção par estéreo

Conectividade

Ambos funcionam com outros produtos Apple como iPhone, Mac ou Apple TV. A versão Mini, porém, se mostra incompatível com o recurso de Home Theater com a Apple TV 4K. O HomePod tem um woofer dedicado para graves e o usuário não conseguirá um efeito home theater com o alto-falante compacto do HomePod Mini. No entanto, você ainda pode usar o HomePod Mini para ouvir áudio estéreo com a sua Apple TV.

Em contrapartida, basta aproximar o iPhone do HomePod Mini e sincronizar o que está tocando (música ou podcast) para seguir ouvindo em um ou outro automaticamente. 

Em aproximação com iPhone 12 (Imagem: Divulgação/Apple)
Em aproximação com iPhone 12 (Imagem: Divulgação/Apple)

Agora falando em Siri, ela pode reconhecer as vozes de até seis membros da família diferentes no HomePod Mini. Ao reconhecer uma voz específica, dá informações dessa pessoa a partir de aplicativos iOS como Mensagens, Calendário, Lembretes e Contatos.

Quais são as novidades?

De fato, o HomePod Mini traz duas tecnologias não encontradas no HomePod original. 

Uma é a Ultra Wideband que permite executar atividades baseadas em proximidade em aparelhos equipados com o chip U1 ou com suporte UWB (como temos no iPhone 11).

Outra é o suporte para Thread no HomePod Mini, um padrão de rede inteligente que permite que os dispositivos se conectem entre si, em vez de precisar usar a um hub.

Qual deles comprar?

O HomePod certamente vai se destacar por sua estrutura mais robusta de alto-falantes e microfones em relação ao HomePod Mini que embutiu e reduziu essas peças em uma versão que aposta tudo em áudio computacional. Isso não quer dizer que o HomePod Mini vai fazer estrago nas suas músicas, pelo contrário, só são apostas diferentes.

Com o Apple Music (Imagem: Divulgação/Apple)
Com o Apple Music (Imagem: Divulgação/Apple)

Sendo o bastante para usuários básicos, você pode escolher a versão Mini e aproveitar tudo o que a Apple oferece por um terço do preço do HomePod. Há, ainda, a opção de, em vez de gastar tudo em um único HomePod, colocar vários Minis em toda a casa por um valor menor.

Contudo, se você quer maior qualidade de áudio, é notório que o HomePod original será a melhor escolha. Principalmente se a sua intenção é usá-lo na Apple TV 4K, na função Home Theater. Para todos os outros usos, o HomePod Mini pode compensar.

HomePod Mini, em duas cores (Imagem: Divulgação/Apple)
HomePod Mini, em duas cores (Imagem: Divulgação/Apple)

No melhor dos mundos, eu teria dois HomePods originais na sala, com a Apple TV 4K e, em outros cômodos, versões Mini para ouvir músicas e conversar com a Siri. O preço, porém, seria proibitivo e, como ainda não temos os valores em reais, vale esperar.

E, claro, comparar com aparelhos de outros fabricantes, focados em áudio ou não.

Com informações: Apple

Receba mais sobre HomePod Mini na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados