Início » Celular » Deixe o Ubuntu com cara de Windows 7

Deixe o Ubuntu com cara de Windows 7

Tutorial ensina como instalar tema visual do Windows 7 no Ubuntu.

Avatar Por
TB Responde

Uma das grandes reclamações que acabamos ouvindo de quem tentou migrar o computador pessoal (ou da esposa, ou da mãe, ou da empresa…) para o Linux é que o visual do Linux é bem diferente e portanto a curva de aprendizado é grande, exigindo muito tempo do usuário para se adaptar – tempo esse que ele não pode gastar (por ser um funcionário que depende da produtividade) ou não quer gastar (no caso da mãe, que não quer aprender de novo como chegar ao Paciência…).

Pessoalmente acho isso um pouco forçado, se os usuários conseguiram migrar do Windows 98 para o XP e depois para o Vista (considerando os maiores saltos no visual do sistema), a curva de aprendizado para usar o Gnome não deveria ser tão grande. Enfim, questões filosóficas à parte, e se fizéssemos diferente? E se em vez de obrigarmos o usuário a se encontrar em um novo sistema visual, usarmos o visual  do Windows? Assim, seu sistema que hoje é assim:

Bonito, simples, agradável

Pode ficar assim:

Blasfêmia! Queimem o herege!

Em um primeiro momento pode parecer profano usar um tema que vai transformar seu Ubuntu em um Windows (afinal, se você quisesse o Windows era só instalar o Windows, certo?), mas para usuários iniciantes é uma boa solução. Usando esse tema e instalando o conjunto correto de aplicativos, é perfeitamente possível emular o sistema Windows no Linux, e assim diminuir a curva de aprendizado na migração. Para a empresa em que você trabalha ou para sua mãe, é perfeito.

O processo de transformação é relativamente simples: você baixa um arquivo compactado, descompacta e executa o script de instalação (ou de desinstalação, se você não gostou do resultado final), respondendo algumas perguntas que serão feitas durante a instalação. Mas, antes de continuarmos, alguns avisos importantes:

  • O processo de alteração do visual inclui a instalação de alguns programas e edição de arquivos de configuração do Linux. Se você não tem muita ideia do que está fazendo ou não pode se dar ao luxo de ficar sem usar o computador caso o procedimento dê algum erro, evite seguir os procedimentos abaixo;
  • Essa modificação não permite rodar programas do Windows, apenas altera o visual. Se você realmente quiser executar aplicativos nativos do Windows, a melhor solução é instalar e configurar o Wine junto com esse tema;
  • O TB não se responsabiliza por eventuais problemas no sistema operacional de seus usuários. Todo o procedimento foi devidamente testado e validado, portanto não adianta aparecer aqui depois gritando “EU PERDI MEU SISTEMA OPERACIONAL! VOU MATAR A FAMÍLIA DO REDATOR E DOS EDITORES!!!!!11111ELEVEN!!!!!”;

Começando com a heresia

Dito isso, vamos ao procedimento. Você vai precisar de uma instalação do Ubuntu 10.04 e uma conexão com a internet para começar. Antes de começar, atualize o seu Ubuntu digitando os comandos abaixo no Terminal:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Com o Ubuntu atualizado, é hora de baixar os arquivos que modificarão o visual. Ainda no terminal, digite:

wget http://lite.fr.nf./r-f

Invocando o coisa-ruim

O que esse comando faz é baixar os arquivos necessários para o ritual. Ao término, você deverá ter um arquivo chamado Win2-7Pack_v5.8_Multilang_Aero_MD5:9eeb04aa8847938a2b325b3e81c4ae2d.tar.lzma no diretório em que você rodou o comando acima. Vamos dar uma rápida diminuida nesse nome, com um comando rápido:

mv Win2-7Pack_v5.8_Multilang_Aero_MD5:9eeb04aa8847938a2b325b3e81c4ae2d.tar.lzma Win2-7Pack.tar.lzma

Agora você deve ter um arquivo Win2-7pack.tar.lzma. Melhor, não? Continuemos. Agora, rode os dois comandos abaixo no terminal:

unlzma Win2-7Pack.tar.lzma
tar -xvf Win2-7Pack.tar

Você pode usar o Nautilus, mas não tem a mesma emoção do terminal

Isso irá descompactar os arquivos em uma pasta. Agora, é hora de rodar o script de instalação do tema. E aqui tem uma pegadinha: se você usa o Ubuntu em inglês ou espanhol, basta acessar a pasta pelo Nautilus e clicar no arquivo GUIInstall.sh. Se o seu Ubuntu estiver em português, você ainda vai ter usar um pouco o terminal. Motivo? O script “se perde” se o sistema não estiver em determinados idiomas, e começará a exibir diálogos em branco e em loop infinito. Assim, no terminal, acesse a pasta com os arquivos e digite o comando:

./GUIInstall.sh --language

Isso chamará uma janela adicional perguntando em qual idioma você quer que o script rode. Escolha o que achar melhor, e vamos em frente. Nesse ponto, o script vai começar a verificar o que você já tem instalado no sistema e vai fazer uma série de perguntas, solicitando a instalação de alguns programas extras e afins. Você pode definir o que vai querer instalar ou não, mas a dica é: se a sua máquina é modesta ou se você rodando em uma máquina virtual, evite efeitos 3D.

Na minha máquina virtual marquei poucas coisas, mas em uma máquina boa pode ir na fé

Ao final do processo, será pedido para você sair do sistema para que algumas alterações entrem em vigor. Faça isso, e vislumbre o resultado. 🙂

MEU DEUS, O QUE EU FOI QUE EU FIZ? ESTOU SUJO! SUJO!

Agora seu Ubuntu terá a cara do Windows 7, e até mesmo os menus mudaram para ficar o mais próximo possível do sistema da Microsoft. Acima, a minha pasta de usuário. Perceba que até mesmo os ícones mais básicos mudaram. 🙂

E como faço para voltar ao que era antes?

Se mexer com leis sagradas do universo não lhe agrada, fique tranquilo. No mesmo diretório, há um arquivo chamado GUIUninstall.sh. Basta clicar nele, seguir as instruções, e voltar ao Ubuntu bom e velho de guerra. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

José Neves Cosenza Júnior
alguem conseguiu? não baixou nada quando chegou em "wget http://lite.fr.nf./r-f"
Antonio Silva

Não vejo nenhuma heresia. Esse programa não é funcional.

Yuri da Silva
Esse site desapareceu: '404 Not Found'
Julius Fortes
Caramba, essa página gerou 4 anos de comentáriossss rsrsrrrs
Julius Fortes
hahahahahahahaahahahahahahahahahaha!!!!! mate rlz!!!!!
Heric Portal
Alguém pode me dizer qual a configuração minima da maquina precisa, pois venho observando que o ubuntu anda muito pesado ultimamente, me corrigão-me ou me ajudem a deixa-lo mas leve
Daniel Souza
eu queria saber como é que se instala pela Central de programas que é mais fácil, procurei pelo nome win2 e não encontra
Gleidson Santana
massa]
@
estou comecando a usar o umbunto agora e nao consegui mudar o tema, alguem poderia me ajudar? parei nesse comando: mv Win2-7Pack_v5.8_Multilang_Aero_MD5:9eeb04aa8847938a2b325b3e81c4ae2d.tar.lzma Win2-7Pack.tar.lzma
Caio Bachi Artico
Windows sem tela azul e travamentos solução perfeita mas eu prefiro ficar com meu ubuntu como ele é mesmo
Jr
ÓTIMA JOGADA Imagina só vc instala o UBUNTU 12.04 por exemplo, instala a interface do Windows 7. Migra seus usuarios sem complicação e quando vem uma AUDITORIA, imagina a cara do auditor ao ver que é Software Livre ou LIBRE...rs Livre de Vírus Facil migração para Usuário Final Sem Pirataria...rs Exelente Dica. Só precisam observar a Solução por outro ANGULO.
Wilson
eu instalei o Ubuntu 10 alguma coisa e estava usando e até gostei, as fui atualizar e agora ficou uma barra lateral indesejável e não visualizo mas nada. Ai deu saudade das jane .las.como faço pra tirar a barra dali?
Wilson
eu instalei o Ubuntu 10 alguma coisa e estava usando e até gostei, as fui atualizar e agora ficou uma barra lateral indesejável e não visualizo mas nada. Ai deu saudade das jane .las.
Wilson
Infelizmente o Ubuntu tem cara de África mesmo,é muito feio.Se essa mudança funcionar eu vou usar pois não consigo visualizar os arquivos da máquina da mesma forma e essa caca de terminal enche o saco mesmo.E beleza também é fundamental. Se eu fosse programador faria uma distribuição linux mais bonita que todas os sistemas. Na verdade o pessoal linux ainda não se tocou que o windows faz sucesso não é só pela facilidade, mas também pela aparência ,Nosso país tropical é lindo desde pessoas a coisas e faz parte da nossa cultura toda essa beleza. Eu acho que 5% ou menos de nossa população são programadores. E só esses entram num carro e querem saber como funciona. O outro restante quer ligar o carro e ir a algum lugar. E se os caras que fazem sistemas, quiserem ganhar dinheiro com seu trabalho tem que estar em sintonia com seus cliente e saber lidar com os concorrência pra ter êxito.
Poison
Na verdade a interface do linux sempre foi um lixo msm. em termos de interface e amigabilidade o windows da de 10000 a 0 no linux. sem contar q essa merda de linux roda poucos jogos bons. Alem disso a API do linux nunca me agradou as fontes nao sao tao definidas como no windows e o layout das janelas sempre muito porco, sem contar q o linux trava tb e ja vi muitos crashs q as vezes nao se ve no windwos 7. Com o lancamento do windows 8 o linux vai sofre mais um baque pois o boot time do windows 8 ta muito rapido e gerenciando melhor memoria e disco. Na verdade a microsoft nao esta nem ai pra virus e desfragmentacao de disco pois muitas empresas ganham fortunas com anti-virus e softwares desfragmentadores.
Exibir mais comentários