Como fazer um resumo nas normas ABNT [Simples e Expandido]

Conciso e relevante; saiba como fazer um resumo nas normas ABNT, o formato simples, expandido e o abstract em inglês

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses
Formandos celebrando (Imagem: Vasily Koloda/Unsplash)
Formandos celebrando (Imagem: Vasily Koloda/Unsplash)

Não cabem floreios nem enrolação. O resumo dentro das normas ABNT exige que o problema da pesquisa seja abordado diretamente. Veja em meu artigo como fazer um resumo nas normas ABNT em seus dois formatos: simples e expandido, e quando o abstract se faz necessário.

O que é o resumo para a ABNT?

A definição dada pela ABNT para o resumo é: “Uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão clara e rápida do conteúdo e das conclusões do trabalho”. Somados ao título, ambos são responsáveis por despertar ou o interesse do leitor em tudo o que o estudante passou meses preparando.

Normas ABNT para resumos (simples)

Algumas especificações são definidas pela ABNT para a redação de um resumo simples, o mais utilizado. Essas especificações são quanto ao conteúdo e estrutura.

  • Resumo deve variar entre 100 e 500 palavras (dependendo do tipo de trabalho e de suas exigências específicas, 100 para artigos e 150 para TCC), todas em um único parágrafo;
  • O texto deve estar redigido na 3ª pessoa do singular, com verbo na voz ativa. Exemplo: “Este trabalho apresenta uma análise sobre a situação política do Brasil […] Verificou-se que, diante do cenário de incertezas…”;
  • Evitar abreviações e não utilizar referências bibliográficas;
  • Conter 3 palavras-chave, ao final, separadas por [ponto e vírgula];

Estrutura do resumo (simples)

Os resumos devem conter, necessariamente, os pontos a seguir respeitando a ordem estabelecida.

  1. Introdução;  
  2. Objetivo; 
  3. Metodologia ou Material e métodos; 
  4. Resultados (parciais ou concluído); 
  5. Conclusões ou considerações finais.

O que é resumo expandido?

O resumo expandido, como o nome diz, poderá ser maior que o resumo simples, mas não é essa característica que o define como expandido. A principal diferença entre os dois está na estrutura, na disposição das informações e no fato de ele comparar a obra que está sendo resumida com outros conteúdos científicos.

No resumo expandido, as informações de cada um dos tópicos aparece dividida em seções. Isso faz com que o autor do resumo tenha mais liberdade e possa desenvolver mais o texto em cada uma das seções. Além disso, outras características se destacam nos resumos expandidos.

  • Permite inclusão de tabelas e gráficos;
  • Normalmente possuem entre 4 e 5 páginas (variando a regra de cada universidade);
  • Comparar o trabalho com as contribuições de outros autores;
  • Conteúdo estrutural: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências.

O que é e quando usar o abstract

O abstract nada mais é do que a tradução do resumo, feito da língua nativa para um idioma estrangeiro, normalmente, o inglês. É importante lembrar que a tradução não é simplesmente das palavras, mas das ideias. Se o estudante não domina o idioma estrangeiro, faça com a ajuda de um profissional, o tradutor “online” pode te trair.

O abstract no TCC é opcional, mas em teses de mestrado ou doutorado são mais comuns. Isso se deve ao fato de que seu estudo pode despertar o interesse de outros pesquisadores internacionalmente. A leitura do resumo em inglês facilita a decisão sobre a relevância do seu trabalho.

Espero ter tirado suas dúvidas sobre como fazer um resumo nas normas ABNT, feche esta etapa da vida com vitória. Bons estudos!

Com informações: mettzer, unochapeco, even3, usp

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre ABNT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados