Início » Aplicativos e Software » Android pode mudar relógio para horário de verão neste domingo (1º)

Android pode mudar relógio para horário de verão neste domingo (1º)

Fim do horário de verão ainda pode causar confusão em celulares; Google recomenda configuração manual para evitar erros

Ana Marques Por

O Google alertou, nesta sexta-feira (30), que os celulares com Android podem voltar a adiantar o relógio em uma hora devido ao horário de verão, que foi cancelado pelo governo em 2019. A empresa recomenda a configuração manual da hora para evitar erros com a possível mudança automática no próximo domingo, 1º de novembro.

Horário de verão do Android

Relógio no Android. (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

No último dia 18, alguns usuários reportaram a mudança equivocada do horário para acompanhar o calendário utilizado até 2017, que iniciava o horário de verão no terceiro domingo de outubro. Em 2018, o início do horário de verão foi adiado para o primeiro domingo de novembro – até ser cancelado pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019.

Segundo o Google, as diversas modificações têm impacto direto no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet).

Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio seja atualizado automaticamente no hora e dia previstos para começar o horário de verão 2020, que foi cancelado pelo governo. Ou seja, à meia-noite deste domingo, dia 1º de novembro.

Google

Ainda de acordo com a empresa, os riscos são principalmente para quem tem celular com uma versão do sistema anterior ao Android 10, que não contam com um recurso que facilita a atualização do banco de dados da IANA. No ano passado, o Chromecast e dispositivos Nest Hub também sofreram com a mudança automática.

Como evitar a mudança do horário de verão no celular

Para evitar que o seu celular adiante o relógio em uma hora automaticamente no próximo domingo (1º), você pode alterar as configurações de hora e data manualmente, com os passos a seguir:

  1. Acesse o app “Configurações” no Android;
  2. Busque por “Sistema” (em alguns celulares, você deverá buscar por “Gerenciamento geral”);
  3. Toque em “Data e Hora” e desative a opção “Data e hora automáticas”. Em alguns celulares, você também precisará desativar o “Fuso horário automático”;
  4. Acerte a data e a hora de acordo com o site timeanddate.com;
  5. Selecione o fuso horário de acordo com a sua localização.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Incrível como algo relativamente simples e fundamental como a atualização dos horários de verão levou 10 anos pra ser implementada no android.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Posso estar enganado mas um mecanismo para isso aparentemente já existe no Android customizado pelas fabricantes. Pelo menos eu tenho um Xperia de 2016, parado no Android Oreo e patch de segurança de Setembro de 2018 que, mesmo com data/hora e fuso horário automáticos ligados, não alterou o horário incorretamente no ano passado.

Alguns conhecidos próximos com aparelhos da Samsung relativamente antigos também não tiveram esse problema, embora outros com aparelhos da Motorola tiveram que seguir o procedimento do Google, provavelmente devido ao sistema com pouquíssimas modificações…

Vítor Gomes (@vctgomes)

Exato. Vários aparelhos receberam o patch mensal que ajusta o fuso horário ano passado, mas isso dependia da fabricante.

No Android 10 o gerenciador de horários virou um app e é atualizado via Play Store. No caso da Samsung, ela já faz o mesmo desde a OneUI 1, se n me engano (tá a frente do Google).

imhotep (@imhotep)

Ano passado não tive esse problema, mas um update tinha sido lançado pouco tempo antes.
Motorola aqui.