Como cancelar o pagamento de um boleto

Dependendo do status da transação, cancelar o pagamento de um boleto requer estorno feito pelo beneficiário; entenda os casos

Gabrielle Lancellotti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Cancelar pagamento de boleto requer devolução feita pelo beneficiário (Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay)
Cancelar pagamento de boleto: beneficiário deve estornar o valor (Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay)

Cancelar o pagamento de um boleto depende, primeiramente, do status atual da transação: em análise, agendada ou se a quantia já teve o débito autorizado. No caso de um agendamento, normalmente é possível anular a ação pela página de internet banking ou aplicativo oficial do seu banco. Entretanto, quando o pagamento já foi feito é necessário entrar em contato com o beneficiário e solicitar a devolução do valor.

Em todas as circunstâncias, vale informar ambas as instituições financeiras: a que você usou para fazer o pagamento e a que emitiu o boleto. Quando em análise, a transação tem mais chances de ser cancelada, sem a necessidade de falar com o beneficiário.

Pagamento duplicado

Ao tentar fazer o pagamento de um boleto pela segunda vez, o aplicativo do banco pode enviar um alerta indicando que aquele boleto já foi pago. Porém, quando a transação é concluída, é preciso entrar em contato com a pessoa ou instituição que recebeu o valor duplicado e pedir o estorno.

Boleto fraudulento

Na maioria dos casos, para recuperar a quantia paga por meio de boleto bancário, é necessário entrar em contato com o beneficiário e solicitar a devolução do dinheiro. Entretanto, em caso de fraude, essa opção não é viável. Neste caso, ao reconhecer o golpe, é indicado que a pessoa siga três passos:

  1. Informar a instituição financeira em que fez o pagamento;
  2. Realizar um registro policial informando a fraude;
  3. Fazer uma reclamação no Procon do seu estado.

Esses passos são importantes para tentar reaver a quantia perdida na fraude e, também, para alertar a instituição financeira sobre o golpe. Dessa forma, medidas podem ser tomadas para evitar que outras pessoas também sejam vítimas.

Confira as informações

O que checar antes de concluir o pagamento de um boleto?

  •  Os cinco primeiros dígitos da sequência numérica correspondente ao código de barras equivalem à numeração do banco que emitiu o boleto;
  • Os últimos números correspondem ao valor a ser pago;
  • Confira dados como nome, CPF/CNPJ e razão social da loja;
  • Se usar o leitor de código de barras, confira se a quantia é a mesma indicada no campo de preço do boleto. Em faturas falsificadas, é comum que essa informação seja incompatível.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pagamentos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gabrielle Lancellotti

Gabrielle Lancellotti

Ex-redatora

Gabrielle Lancellotti é jornalista formada pela UFRJ. Foi redatora no Tecnoblog escrevendo artigos e tutoriais sobre aplicativos, redes sociais e softwares entre 2020 e 2022. Teve seu primeiro contato com SEO em 2016, e hoje atua como analista na área. Quando não está cercada por múltiplas telas e pilhas de livros e cadernos, gosta de inventar receitas na cozinha e fazer bolos decorados.

Relacionados