Iris Xe Max é a primeira GPU dedicada da Intel para notebooks

Primeiros laptops com chip gráfico dedicado Iris Xe Max da Intel já estão sendo anunciados

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Chip Iris Xe Max (imagem: divulgação/Intel)
Chip Iris Xe Max (imagem: divulgação/Intel)

No contexto dos PCs, a Intel sempre foi sinônimo de processador, não de GPU. Mas a marca está determinada a mudar esse percepção. Rumo a essa missão, a companhia anunciou oficialmente a GPU dedicada Intel Iris Xe Max. Os primeiros laptops baseados nesse chip gráfico já estão sendo revelados.

Como o próprio nome evidencia, a novidade faz parte do conjunto de soluções gráficas Intel Xe, que promete opções de GPUs para desktops, notebooks, jogos (Intel Xe-HPG) e aplicações de alto desempenho, incluindo datacenters e supercomputação. A Intel já havia tentando lançar GPUs dedicadas antes, mas nenhum projeto vingou — o fracasso do Intel Larrabee é o exemplo mais notável.

Os chips Iris Xe Max fazem parte da arquitetura Xe-LP e são voltados a laptops. Para esse segmento, a Intel já havia revelado as GPUs integradas Xe-LP, destinada a notebooks de baixo consumo. Nesta última solução, o desempenho não é, necessariamente, prioridade.

Para quem busca mais performance gráfica em laptops, os chips Iris Xe Max aparecem como opção. Essas GPUs podem contar com até 96 unidades de execução (EUs) e alcançar frequência de até 1,65 GHz, por exemplo (contra até 1,35 GHz das GPUs Iris Xe que fazem parte dos processadores Tiger Lake). Para facilitar a comparação, estas são as principais características de cada uma dessas GPUs:

Iris Xe Max Iris Xe (Tiger Lake)
ALUs 768 (96 EUs) 768 (96 EUs)
TMUs 48 48
ROPs 24 24
Frequência 1.650 MHz 1.350 MHz
Memória 4 GB (LPDDR4X-4266) compartilhada
Desempenho (FP32) 2,46 teraflops 2,1 teraflops
TDP ~25 W compartilhado

O fator desempenho é reforçado graças ao suporte ao PCI Express 4.0 e à integração com a tecnologia Intel Deep Link que, basicamente, combina recursos da CPU e da GPU para otimizar o desempenho geral. Para isso, a Iris Xe Max deve trabalhar em conjunto com um processador Intel Core de 11ª geração.

Uma das funcionalidades do Deep Link é o modo Dynamic Power Share, que permite direcionar energia e recursos térmicos da GPU par a CPU quando a primeira estiver ociosa. Com isso, o processador pode ter ganho de performance de até 20%.

Sem os devidos testes, é difícil comparar o chip gráfico Iris Xe Max com GPUs de concorrentes, mas a Intel posiciona a novidade como rival da Nvidia GeForce MX350.

É claro que não podemos esperar grande desempenho em jogos, mas, para dar uma noção do poder de fogo da Iris Xe Max, a Intel comparou a GPU com a GeForce XM350 em vários jogos rodando em 1080p. A Iris Xe Max levou a melhor na maioria dos títulos, a exemplo de The Witcher 3, Hitman 2 e Grid 2019.

Iris Xe Max versus GeForce XM350 (imagem: divulgação/Intel)

Iris Xe Max versus GeForce XM350 (imagem: divulgação/Intel)

Aos poucos, os primeiros notebooks equipados com GPU Intel Iris Xe Max vão sendo anunciados. Um deles é o Acer Swift 3X, que chega aos Estados Unidos com preço inicial na casa dos US$ 900. Outros modelos incluem o Asus VivoBook Flip TP470 e o Dell Inspiron 15 7000.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados