Início » Computador » Apple confirma evento em 10 de novembro e deve revelar Macs com ARM

Apple confirma evento em 10 de novembro e deve revelar Macs com ARM

Apple envia convites para evento "One more thing" transmitido a partir do Apple Park; Macs com Apple Silicon devem ser revelados

Paulo Higa Por

A Apple enviou convites nesta segunda-feira (2) para mais um evento online transmitido a partir do Apple Park, sede da empresa em Cupertino, na Califórnia. A apresentação será no dia 10 de novembro às 15 horas (horário de Brasília) e deverá marcar a revelação dos primeiros Macs com os novos processadores Apple Silicon, baseados em arquitetura ARM.

Apple convida para evento em 10 de novembro (Imagem: Reprodução/Apple)

Apple convida para evento em 10 de novembro (Imagem: Reprodução/Apple)

Em meio à pandemia de coronavírus, este será o terceiro evento da Apple em três meses realizado de forma totalmente online e sem a presença do público. Em 15 de setembro, a empresa revelou novos iPads, o Apple Watch Series 6 e um relógio mais acessível, o Apple Watch SE. No dia 13 de outubro, foi a vez de anunciar os iPhones 12 e o HomePod Mini.

Então, só restava o anúncio dos primeiros Macs com chips próprios — que já haviam sido confirmados para 2020. A Apple não revela muitas informações além de um “One more thing” no convite todo colorido, mas o evento que marca a transição de Intel para Apple Silicon já era especulado para novembro.

Evento da Apple: "One more thing" (Imagem: Reprodução/Apple)

Evento da Apple: “One more thing” (Imagem: Reprodução/Apple)

Apple Silicon marca fim da era Intel nos Macs

O Apple Silicon marca o fim de uma era de 15 anos, que começou em 2005, quando Steve Jobs revelou a transição do PowerPC para os atuais chips da Intel. A estimativa da Apple é que a transição de x86 para ARM leve dois anos para ser concluída. Isso significa que, se tudo correr como planejado, toda a linha de computadores da Apple já será equipada com os novos chips em meados de 2022.

Macs com Apple Silicon chegam até o final de 2020 (Imagem: Reprodução/Apple)

Macs com Apple Silicon chegam até o final de 2020 (Imagem: Reprodução/Apple)

Especula-se que os primeiros Macs com Apple Silicon tenham chips de oito ou 12 núcleos, com grupos de núcleos de alto desempenho (Firestorm) e economia de energia (Icestorm), baseados no A14 Bionic, mesmo processador que equipa o novo iPad Air e o iPhone 12. Desenvolvedores têm acesso a um Mac Mini com chip Apple A12Z Bionic; a máquina se mostrou mais rápida que outros chips ARM mesmo em modo emulado.

Na mesma apresentação, a Apple deverá lançar a versão final do macOS 11.0 Big Sur, que trouxe um visual renovado para a interface do sistema operacional dos Macs. Outros rumores apostam em lançamentos de produtos físicos, como os headphones AirPods Studio com cancelamento de ruído e as etiquetas de rastreamento AirTags.

O evento será transmitido pelo site oficial da Apple, pelo aplicativo Apple TV e, se a empresa mantiver a tradição, pelo YouTube.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Claudio (@claudio)

Não vou mentir, o hype pra esse evento tá lá na estratosfera.

Se a Apple fizer essa transição pra ARM direito, vamos ver todo o setor de notebooks se reinventando a partir de 2021.

E no longo prazo podemos ter smartphones high-end rodando sistemas “desktop” inteiros, nativamente, sem gambiarras (viu Windows e Samsung).