Início » Aplicativos e Software » WhatsApp anuncia ferramenta para liberar espaço no celular

WhatsApp anuncia ferramenta para liberar espaço no celular

WhatsApp apresenta novo recurso que gerencia armazenamento e apaga mídias, como fotos e vídeos, para liberar espaço no celular

Bruno Gall De BlasiPor

O WhatsApp anunciou, nesta segunda-feira (2), mudanças nas opções de gerenciamento de armazenamento do aplicativo de mensagens. Em vídeo no YouTube, o mensageiro demonstrou a sua nova ferramenta para liberar espaço no celular ocupado por fotos, vídeos e mais. A atualização chegará à versão final do app em breve.

WhatsApp ganha ferramenta para liberar espaço no celular (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

WhatsApp ganha ferramenta para liberar espaço no celular (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

O vídeo mostra as mudanças no menu “Uso de armazenamento” do WhatsApp para Android, em desenvolvimento há alguns meses. Na tela inicial, é possível notar uma notificação de armazenamento cheio, onde o usuário é levado à ferramenta, que também pode ser acessada pelas configurações, como no WhatsApp Beta.

A atualização repagina o menu, tornando o controle do armazenamento mais fácil e eficiente. Entre as novidades está uma barra que indica o espaço consumido por mídias e a memória disponível no telefone. O usuário ainda conta com uma área onde é possível revisar e excluir arquivos encaminhados e os mais pesados.

A visualização do consumo da memória interna por conversas permanece. Dessa forma, o usuário ainda pode verificar e gerenciar o quanto de espaço os chats do WhatsApp salvos consomem no celular, assim como permite a exclusão de arquivos individualmente, sem afetar as imagens, vídeos e áudios trocados com outras pessoas.

Em testes realizados pelo Tecnoblog na manhã desta terça-feira (3), a ferramenta para liberar espaço no smartphone ainda se encontrava indisponível na versões finais dos aplicativos para Android (versão 2.20.202.18) e iPhone (versão 2.20.111). Ao The Verge, o WhatsApp afirma que a novidade chegará a “usuários em todo o mundo esta semana”.

WhatsApp terá recurso de mensagens temporárias

Esta não é a única novidade do mensageiro a caminho. Nos últimos dias, a equipe do aplicativo de mensagens para Android e iPhone (iOS) detalhou o funcionamento da ferramenta que permitirá o envio de mensagens que somem após o envio, ao expirar em um período dentro de sete dias.

Não há previsão de lançamento do recurso para enviar mensagens que se autodestroem no WhatsApp.

Com informações: Engadget e The Verge

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Soares (@Eduardo_Soares)

Seria melhor se pudéssemos escolher o cartão SD como armazenamento, tendo a opção de qual tipo de arquivo seria armazenado lá.

Renato Garcia (@Renato)

Eu cheguei a experimentar esse recurso no fim de semana, na versão beta do app. Apaguei todas as mídias de uma conversa. Só que aí eu entro na galeria, e todas as mídias que foram apagadas pelo WhatsApp ficaram com aquele ponto de exclamação no Android. Espero que corrijam na versão final, e que a mídia de fato seja apagada ao invés de ficar aparecendo com esse !.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Queria saber qual a dificuldade de moverem as mídias antigas para o cartão SD, nem sempre quero apagar as coisas, só não quero elas na memoria interna já que o acesso é muito esporádico.

imhotep (@imhotep)

Eu já faço isso. Uma vez a cada 15 dias eu deleto tudo. Só mantenho o que for de trabalho, mesmo assim muita coisa vai pro limbo. Meu backup diário do WhatsApp na nuvem costuma ser bem pequeno por conta disso.

Fabio Neves (@Fabio_Neves)

Um histórico na nuvem ou no cartão SD já seria uma boa solução.
Parece que eles ainda estão disputando mercado com o SMS.
Tá na hora de melhorar esse troço.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Muitas ideias simples que resolveriam os problemas. Melhor ainda apagar só as mídias assim, pode deixar as mensagens de texto que nem ocupam muito espaço.

Bruno Rodrigues (@Bruno_Rodrigues)

Eu quero poder programar o horário que as mensagens são enviadas, assim como no email…