O WhatsApp anunciou, nesta segunda-feira (2), mudanças nas opções de gerenciamento de armazenamento do aplicativo de mensagens. Em vídeo no YouTube, o mensageiro demonstrou a sua nova ferramenta para liberar espaço no celular ocupado por fotos, vídeos e mais. A atualização chegará à versão final do app em breve.
O vídeo mostra as mudanças no menu “Uso de armazenamento” do WhatsApp para Android, em desenvolvimento há alguns meses. Na tela inicial, é possível notar uma notificação de armazenamento cheio, onde o usuário é levado à ferramenta, que também pode ser acessada pelas configurações, como no WhatsApp Beta.
A atualização repagina o menu, tornando o controle do armazenamento mais fácil e eficiente. Entre as novidades está uma barra que indica o espaço consumido por mídias e a memória disponível no telefone. O usuário ainda conta com uma área onde é possível revisar e excluir arquivos encaminhados e os mais pesados.
A visualização do consumo da memória interna por conversas permanece. Dessa forma, o usuário ainda pode verificar e gerenciar o quanto de espaço os chats do WhatsApp salvos consomem no celular, assim como permite a exclusão de arquivos individualmente, sem afetar as imagens, vídeos e áudios trocados com outras pessoas.
Em testes realizados pelo Tecnoblog na manhã desta terça-feira (3), a ferramenta para liberar espaço no smartphone ainda se encontrava indisponível na versões finais dos aplicativos para Android (versão 2.20.202.18) e iPhone (versão 2.20.111). Ao The Verge, o WhatsApp afirma que a novidade chegará a “usuários em todo o mundo esta semana”.
WhatsApp terá recurso de mensagens temporárias
Esta não é a única novidade do mensageiro a caminho. Nos últimos dias, a equipe do aplicativo de mensagens para Android e iPhone (iOS) detalhou o funcionamento da ferramenta que permitirá o envio de mensagens que somem após o envio, ao expirar em um período dentro de sete dias.
Não há previsão de lançamento do recurso para enviar mensagens que se autodestroem no WhatsApp.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Seria melhor se pudéssemos escolher o cartão SD como armazenamento, tendo a opção de qual tipo de arquivo seria armazenado lá.
Eu cheguei a experimentar esse recurso no fim de semana, na versão beta do app. Apaguei todas as mídias de uma conversa. Só que aí eu entro na galeria, e todas as mídias que foram apagadas pelo WhatsApp ficaram com aquele ponto de exclamação no Android. Espero que corrijam na versão final, e que a mídia de fato seja apagada ao invés de ficar aparecendo com esse !.
Queria saber qual a dificuldade de moverem as mídias antigas para o cartão SD, nem sempre quero apagar as coisas, só não quero elas na memoria interna já que o acesso é muito esporádico.
Eu já faço isso. Uma vez a cada 15 dias eu deleto tudo. Só mantenho o que for de trabalho, mesmo assim muita coisa vai pro limbo. Meu backup diário do WhatsApp na nuvem costuma ser bem pequeno por conta disso.
Um histórico na nuvem ou no cartão SD já seria uma boa solução.
Parece que eles ainda estão disputando mercado com o SMS.
Tá na hora de melhorar esse troço.
Muitas ideias simples que resolveriam os problemas. Melhor ainda apagar só as mídias assim, pode deixar as mensagens de texto que nem ocupam muito espaço.
Eu quero poder programar o horário que as mensagens são enviadas, assim como no email…