Windows 10 impede acesso a recursos do Painel de Controle

O antigo Painel de Controle também está prestes a perder a lista de apps e programas instalados no computador com Windows 10

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Página sobre o sistema no Painel de Controle, no Windows 10 (Imagem: reprodução/Windows 10)
Página sobre o sistema no Painel de Controle, no Windows 10 (Imagem: reprodução/Windows 10)

A Microsoft avançou em seu plano de enterrar o visual já ultrapassado do Painel de Controle do Windows 10. Nas últimas atualizações alguns recursos bem populares deixaram de existir na parte mais antiga do sistema, como a página com informações sobre o hardware do PC.

A gigante do software vem matando tudo que ainda existe no Windows 10 e tem visual mais antigo, sem a interface de usuário moderna e que começou lá no Windows 8. Já são oito anos de ferramentas passando para o lado amigável ao toque e deixando aquele fundo branco com texto de lado. A mais recente remoção do Painel de Controle é a página com informações do sistema, com um nome sugestivo de “Sistema”.

Este local já tem uma substituição competente no lado mais moderno da Força, com nome de “Sobre o computador”. Nele estão basicamente os mesmos dados, como nome do dispositivo, modelo do processador, quantidade de RAM instalada e utilizável, versão do Windows 10 e se o PC tem algum suporte para toque ou caneta stylus.

Apps também saem do Painel de Controle do Windows 10

Em versões de testes do Windows 10, dentro do Insiders, algumas pessoas também comentam que a lista de programas instalados também deixou o Painel de Controle. Este, assim como os dados do computador, também conta com uma versão no menu de ajustes moderno e com basicamente as mesmas funções.

O único problema é que ainda existem ajustes que somente são feitos no visual antigo, como é o caso do gerenciador de dispositivos. Mesmo assim é louvável que a Microsoft esteja mudando aos poucos cada recurso para o visual mais moderno do Windows 10, dando tempo para o usuário se acostumar – um passo de cada vez.

Com informações: SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados