Mercado Livre anuncia frota própria de aviões no Brasil

Investimento em aeronaves faz parte da estratégia da empresa para diminuir o tempo de entrega de produtos no país

Ana Marques
Por
• Atualizado há 8 meses

O Mercado Livre anunciou, nesta terça-feira (03), que agora conta com a sua própria frota de aviões para entrega de produtos comprados pela plataforma. Inicialmente, a frota é composta por quatro aeronaves operadas por diferentes companhias aéreas, e o objetivo é reduzir o tempo de envio de pacotes, além de expandir as entregas no dia seguinte no Brasil.

Boeing 737 do Mercado Livre
Boeing 737 do Mercado Livre (Imagem: Reprodução/AEROIN)

A empresa argentina é a maior no segmento de comércio eletrônico na América Latina, e segue os passos da concorrente Amazon – que apesar de não ter uma frota própria no Brasil, já conta com 80 jatos Boeing 737 e 767 nos Estados Unidos, operando de forma proprietária e por empresas parceiras, e vem expandindo suas operações por aqui.

Chamada de Meli Air, a frota do Mercado Livre conta com um Boeing 737 nas cores da empresa, que foi flagrado nesta terça-feira em São José dos Campos. A pintura foi feita em parceria com a Sideral Linhas Aéreas, uma das companhias que cuidam da logística aérea do serviço no Brasil. A novidade chega a tempo para a Black Friday 2020 e faz parte de um investimento de R$ 4 bilhões previsto para este ano no país.

Cabe lembrar que o Mercado Livre tem parceria também com a Azul, e faz o transporte de produtos utilizando o espaço de cargas em voos comerciais, além de utilizar aviões Embraer E195 que foram adaptados de passageiros para cargueiros.

E-commerce teve grande impulso com a pandemia

O setor de comércio eletrônico teve grande crescimento em 2020, impulsionado pela pandemia da COVID-19. No cenário de isolamento e com medidas restritivas pelo país, o faturamento com vendas online subiu 47% no primeiro semestre, de acordo com uma pesquisa da Ebit/Nielsen, em parceria com a Elo.

O estudo revelou que, ao todo, 90,8 milhões pedidos foram registrados entre janeiro e junho de 2020.

Trazendo o recorte para o Mercado Livre, o lucro líquido foi de 55,9 milhões de dólares de abril a junho de 2020, e receita líquida de 678,4 milhões – 61% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com informações: Exame, AEROIN e Reuters

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados