O PicPay anunciou que, a partir desta semana, o dinheiro depositado na carteira digital vai render 210% do CDI com liquidez diária, podendo ser sacado a qualquer momento. Outras fintechs, como Nubank e Mercado Pago, oferecem 100% do CDI — trata-se de uma rentabilidade baixa, mas que supera a poupança.
- Como funciona o rendimento do Nubank?
- Limitado no PicPay? 5 motivos para o app de pagamentos bloquear
Dinheiro em conta de pagamento rende mais que poupança (Imagem: Divulgação/PicPay)
A taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é negociada por bancos ao fazerem empréstimos entre si e guia a rentabilidade de outros investimentos. Ela é praticamente igual à taxa Selic de juros definida pelo Banco Central, atualmente em 0,165% ao mês (ou 2% ao ano).
Daqui para a frente, o dinheiro depositado no PicPay deve crescer a cerca de 0,35% por mês (ou 4,2% ao ano); isso está disponível para clientes pessoa física, incidindo em valores de até R$ 250 mil. Enquanto isso, a conta de pagamentos do Nubank e outras fintechs renderá cerca de 0,165% ao mês (se prometer 100% do CDI).
A poupança é sempre menor por corresponder a 70% da taxa Selic (mais a taxa referencial, ou TR, atualmente zerada). Os investimentos em renda fixa andam menos atraentes, mas a rentabilidade no PicPay pode garantir alguns trocados a mais.
App mostra que dinheiro rende 210% do CDI (Imagem: Reprodução/PicPay)
Todos os valores que estão no seu aplicativo rendem, inclusive se forem cashback. No entanto, há uma possível pegadinha aí: um artigo de suporte explica que “por enquanto, esse rendimento é válido até o dia 31/12/2020 – e pode ou não ser estendido após essa data”.
Dinheiro no PicPay não é protegido pelo FGC
Segundo o PicPay, a ideia é estimular seus mais de 33 milhões de clientes a explorar recursos como pagamentos de boleto, transações com QR code em lojas, recargas de celular e, a partir do dia 16 de novembro, transferências instantâneas via Pix.
No entanto, a fintech avisa que o dinheiro na conta não é protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), entidade privada que cobre depósitos de até R$ 250 mil se a instituição financeira tiver algum problema.
“Como instituição de pagamentos regulada e autorizada pelo Banco Central, o PicPay mantém 100% do saldo dos seus usuários investidos em títulos públicos federais, como exige o órgão regulador”, explica a empresa em comunicado. Ela argumenta que isso “garante toda segurança do dinheiro depositado”.
O dinheiro guardado no Nubank e Mercado Pago também fica investido em títulos públicos e não tem garantia do FGC. O Nubank oferece a opção do RDB (Recibo de Depósito Bancário), que rende 100% do CDI, oferece liquidez diária e é protegido pelo FGC.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Otimo, rende mais
mas tem uma porrada de taxas para transferência e retirada de dinheiro.
To fora.
Até que enfim concorrência para forçar uma melhora no mercado. Pra mim as fintechs estão acomodas sem grandes diferencias para atrair clientes.
Será que é promoção de Black Friday ou ficará fixo? Eles podem alterar o rendimento de algum dinheiro já investido ou só poderiam mudar para novos investimentos? Sou leigo nisso.
Esperando o C6 rebater a proposta.
Do Nubank já não espero nada há muito tempo…
Retirada não tem taxa, pelo menos pelo que sei o TED é free lá. E quando tiver Pix tb.
Exato. Eles não podem cobrar por transação pelo PIX. Aí se precisar sacar só transferir para um banco com um limite maior.
Quando li achei que era erro de digitação, porque 210% do CDI é o dobro do que quase todos os bancos digitais oferecem nos seus CDBs, mesmo os que não tem liquidez diária. Não entendo como o PicPay consegue oferecer esse percentual de rendimento.
Sempre tem algo por trás disso.
estou procurando as taxas pra ver se é vantagem, pq hoje em dia só uso pra apoiar um site, então procurei aqui e não achei, alguém pode mandar link?
Só vale até Dezembro.
Sem garantia do FGC. Nem no nome da pessoa o dinheiro fica -fica no nome da PicPay.
Sem chances…
Foi bom você ter avisado! Atualizei o texto mencionando isso, e notando que o novo rendimento “pode ou não ser estendido após essa data”, segundo o PicPay.
https://meajuda.picpay.com/hc/pt-br/articles/360044022532-Quanto-rende-meu-dinheiro-no-PicPay-
Apesar da SELIC estar estacionada em 2%, tesouro direto de médio e longo prazo tá rendendo bem. É daí que o PicPay vai tirar o dinheiro. Fora as taxas que eles cobram pra praticamente qualquer coisa lá dentro.
É até o dia 31/12, com possibilidade de prorrogação (provavelmente não vai acontecer).
O que vc acha de uma empresa do grupo Joesley Batista? rsrsrs
Não é isso que o artigo de suporte diz.
“Assim como o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o dinheiro no PicPay possui garantia na forma de títulos públicos federais” = o dinheiro do PicPay não é protegido pelo FGC, mas fica investido em títulos do governo
https://meajuda.picpay.com/hc/pt-br/articles/360044472791-Existe-algum-risco-em-colocar-meu-dinheiro-no-PicPay-
O problema está na forma em que esse artigo de suporte foi escrito: ele é feito para tranquilizar o cliente, mas pode dar a impressão de que o dinheiro do PicPay tem proteção do FGC.
Caraca, e foi bom você ter postado esse link. Tava pensando em transferir minhas reservas pro PicPay, apesar de não confiar muito na segurança do app e do sistema, pra render mais, mas como parece ter data de validade, vai ficar no Nubank mesmo.