O vídeo musical, também conhecido como videoclipe, nasceu para ser exibido na televisão. Já parou para pensar se ele poderia ser de alguma maneira diferente se tivesse sido concebido para os dias atuais e novas formas de apresentação de mídia que a internet nos proporciona?

O diretor Chris Milk, a banda canadense Arcade Fire e a empresa Google fizeram esse exercício de imaginação, e o resultado é o que eles definiram como “uma experiência musical feita especificamente para o navegador”.

Chamado The Wilderness Downtown (algo como “a selva no meio da cidade”), este projeto apresenta um clipe da música We Used To Wait (do Arcade Fire, obviamente) mas em uma abordagem diferente do tradicional, utilizando-se do navegador e de muito HTML5 (nenhuma gota de Flash aqui) para mostrar vídeos e animações em várias janelas que surgem em sua tela, com elementos que interagem entre uma janela e outra.

Há até uma certa interação com o usuário. Antes de começar o site pede para que você escreva o nome da rua em que cresceu. Se você deu a sorte de ter crescido em uma rua que hoje é coberta pelo Google Maps e pelo Google Street View, então a verá aparecendo como parte do clipe, com elementos engenhosos como sombras de pássaro sobrevoando a sua rua e outras coisas mais que, sinceramente, é bem melhor que você assista por si mesmo do que ficar lendo uma descrição em palavras.

Então clique neste link para assistir. Você precisa estar usando um navegador plenamente compatível com os mais recentes padrões do HTML5 (como Chrome ou Safari) e, de preferência, fechar abas e programas desnecessários — o vídeo exige bastante de seu computador.

Com informações: Google Blog e Chrome Experiments.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados