Opera GX Mobile é um navegador gamer para Android e iPhone

Em fase beta, Opera GX Mobile tem visual rebuscado e exibe conteúdo sobre jogos, mas mantém características do Opera tradicional

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Opera GX Mobile para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Opera GX Mobile para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Notebook gamer? Interessante. Celular gamer? Ok. Mas um navegador gamer?! Bom, essa é a proposta do Opera GX Mobile: o browser, anunciado nesta quinta-feira (20) para Android e iPhone em versão beta, chega com a missão de facilitar a rotina dos jogadores de plantão.

A ideia não é nova. Talvez você se lembre que, em 2019, o Opera GX foi lançado para desktops com foco justamente no público gamer. O navegador traz visual rebuscado e vários recursos relacionados a jogos, como integração com o Twitch e o Discord, efeitos sonoros e links para games gratuitos.

O Opera GX Mobile tem uma proposta parecida, mas tenta levar essa experiência para o celular. Começa nos cuidados com o visual. Assim como a versão para desktops, o navegador para dispositivos móveis tem design inspirado em jogos.

Os recursos típicos do Opera tradicional foram preservados aqui. A primeira tela de configuração do Opera GX Mobile permite que o usuário ative o bloqueador nativo de anúncios ou habilite a proteção contra mineração de criptomoedas, por exemplo.

Na mesma tela é possível escolher um dos quatro temas disponíveis, bem como ativar o Botão de Ação Rápida (FAB, na sigla em inglês), que dá acesso a determinadas funções (como pesquisar na web ou ler um QR Code) de modo que o usuário possa manipular o navegador com apenas uma mão.

Um detalhe curioso (e, provavelmente, inútil): o Botão de Ação Rápida tem feedback tátil, ou seja, faz o smartphone vibrar quando alguma função é acionada a partir dele.

Opera GX Mobile para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Opera GX Mobile para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Assim que o navegador é configurado, ele passa a exibir, por padrão, um campo de busca do Google e o GX Corner, uma área com atalhos para o YouTube, Twitch e Reddit. O recurso também mostra um calendário com os lançamentos dos próximos jogos, além de links para games gratuitos, notícias relacionadas, trailers, entre outros.

Outra função herdada do Opera tradicional é o Flow, que permite sincronizar o navegador com a sua versão para desktops por meio de um QR Code.

Opera GX Mobile: download

Como o Opera GX Mobile está em fase beta, ainda não é possível baixá-lo na Google Play Store ou na App Store. Se você tem um celular Android, pode testar o navegador a partir deste instalador .APK (é necessário que a instalação desse tipo de arquivo esteja ativada no sistema operacional).

No iPhone, o teste do Opera GX deve ser feito via TestFlight.

De acordo com a Opera Software, o navegador será lançado para o público em geral dentro de algumas semanas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados