Início » Aplicativos e Software » Ícones antigos do Google voltam ao Chrome com nova extensão

Ícones antigos do Google voltam ao Chrome com nova extensão

A extensão para Chrome devolve os ícones perdidos de serviços do Google; o desenvolvedor promete ferramenta para o Firefox

André FogaçaPor

Se você é uma das pessoas não muito animadas com os novos ícones para serviços do Google, como Gmail, Docs e Drive, saiba que uma extensão para o Chrome chamada de “Restore old Google icons” pode trazer alívio para sua alma. A ideia é simples: instale a ferramenta e recarregue a página, pronto.

Extensão para o Chrome devolve ícones antigos (Imagem: reprodução/Gmail)

Extensão para o Chrome devolve ícones antigos (Imagem: reprodução/Gmail)

No começo do mês passado o Google começou a alterar os ícones de alguns serviços na web, colocando novo visual para o Gmail, Google Agenda, Docs, Drive e Meet. A mudança trouxe uniformidade em cores e formas para todos eles, mas também dificultou a diferenciação de cada um – principalmente entre o Docs e o Agenda.

O Gmail continua com um M, só que mais colorido e sem o envelope. O Agenda eliminou o fundo interno e coloca as os mesmos tons do logo para o serviço de e-mails.

Gmail, Google Agenda, Docs, Drive e Meet ganham novos ícones (Imagem: Divulgação/Google)

Gmail, Google Agenda, Docs, Drive e Meet ganham novos ícones (Imagem: Divulgação/Google)

O Drive pouco muda, já que ele continua como triângulo, mas o Docs recebe a maior alteração e deixa de ser um papel azulado para ficar um retângulo com canto cortado. O Meet vai na mesma onda do pacote de produtividade, só que com um triângulo na frente.

Uma extensão quase resolve tudo, ao menos no Chrome

Muitas reclamações e xingamentos no Twitter depois, uma extensão para o Chrome apareceu com a solução para este dilema, ou parte dele. De acordo com a descrição na Chrome Web Store, a única função desta ferramenta é de alterar o favicon do Google Meet, Agenda e Gmail, que é o ícone aparente nas abas do navegador.

As telas de carregamento e outras partes internas de cada serviço continuam como antes, nada muda por aqui. Por enquanto o retorno dos ícones perdidos só pode acontecer no navegador Chrome, mas existe a promessa de entregar uma extensão semelhante para o Firefox em um futuro próximo.

Para baixar a extensão para o navegador, basta clicar aqui.

Com informações: Gizmodo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Oliveira (@marcosoliveira)

Detesto esse tipo de coisa.
E’ aplicativo que faz voltar o menu Iniciar do Windows, extensão pra voltar icones antigos…
Caramba, se a empresa quer inovar, mudar seu visual, evoluir… por que diabos as pessoas querem ficar presas no passado? Ainda mais se tratando de produtos de tecnologia!!!

brad (@brad)

Já eu não vejo problema algum, mesmo não usando esse tipo de coisa.
Deixa cada um escolher como quer usar. Se não gosta de mais liberdade aí é só usar produtos da Apple.

brad (@brad)

Esse ícones novos são horrorosos. Aliás, como Google até hoje não tem uma equipe competente de design, hein? Impressionante, apesar de ter melhorado, ainda parece tudo amador demais.

Lucca (@lucca)

Cagar o design não é evoluir.

Kayo (@Kayo)

Acho que eu nunca vi nada tão RUIM quanto esse novo padrão de icone do Google. NUNCA.

John Smith (@john)

Você está pagando pelos produtos de uma maneira ou de outra, logo não vejo problema no consumidor manifestar seu descontentamento com alguma mudança neles. Nenhuma empresa é feita só de acertos e todo feedback é válido.

Por exemplo, sou entusiasta da área de tecnologia mas reconheço que a Microsoft cagou violentamente quando aboliu o Menu Iniciar no Windows 8 e foi duramente criticada por isso (e com razão). Resultado? Voltaram atrás, devolveram o Menu Iniciar e ainda conseguiram inovar e modernizá-lo sem forçar uma mudança tão radical.

Aceitar tudo sem questionar é coisa de gente influenciável e sem opinião.

https://tecnoblog.net/?post_type=post&p=404942