O que é Linux? [Guia para iniciantes]

Entenda o que é Linux, quando foi criado, e quais são as distribuições mais populares do famoso sistema operacional "do pinguim"

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é Linux? / Hubert Neufeld / Unsplash
A mascote é um simpático pinguim chamado "Tux" (Imagem: Hubert Neufeld / Unsplash)

Ao contrário do que muita gente pensa, Linux não é apenas um sistema operacional (como Windows ou macOS), mas sim um termo popular para toda uma família de sistemas operacionais baseados em um mesmo núcleo de código. Saiba mais sobre o que é Linux, como foi criado e quais são suas distribuições mais famosas.

O que é Linux?
Não está completamente errado quem considera o Linux como um sistema operacional, comparando-o ao Windows e ao macOS. No entanto, para quem deseja entender melhor o que ele significa – principalmente se estiver pesquisando por “como instalar o Linux” – é importante saber que ele não é apenas um sistema operacional, mas sim um nome popularmente empregado para toda uma família de SOs.

O que esses sistemas operacionais têm em comum é o seu núcleo: um software base chamado “Kernel Linux”, responsável pelas principais funções básicas do sistema. Por esse núcleo ser um software gratuito e de código aberto, geralmente os sistemas Linux também são gratuitos e, muitas vezes, desenvolvidos pela própria comunidade.

Programando no Linux (imagem ilustrativa: Sárfi Benjámin/Pixabay)
Programando no sistema do pinguim (Imagem: Sárfi Benjámin/Pixabay)

Quando foi criado?

O Linux foi criado em 1991 pelo programador finlandês Linus Torvalds, na época um estudante de Ciência da Computação. O projeto nasceu como um desafio para criar um sistema operacional mais completo do que o Minix, outro SO baseado também baseado em Unix (que, por sua vez, também é um popular sistema operacional de código livre).

Ao ser incluído como o núcleo do projeto GNU, uma coleção de softwares livres que também podem ser utilizados como um sistema operacional, o kernel Linux ganhou ainda mais popularidade, originando o sistema operativo GNU/Linux.

Também devido a sua versatilidade, o kernel passou a ser utilizado em diversas aplicações além dos computadores pessoais, como em servidores, smartphones, sistemas embarcados (roteadores, televisões, máquinas industriais), etc.

Por ser um software de código aberto, qualquer pessoa pode utilizar o núcleo Linux em seus projetos, desde que respeite as diretrizes da licença GPLv2. Por isso, também existem sistemas e distribuições comerciais suportados por grandes empresas, como a Red Hat.

E uma curiosidade: a mascote oficial do Linux, um simpático pinguim sorridente, nasceu de uma ideia do próprio Linus Torvalds. Criado em 1996 pelo programador Larry Ewing, ele se chama “Tux”, referente à “(T)orvalds (U)ni(X)”.

O que é Linux? / Divulgação / Ubuntu
Ubuntu é uma das distribuições mais populares (Imagem: Divulgação / Ubuntu)

Principais distribuições

O kernel Linux é normalmente encontrado nas distribuições Linux. Elas se popularizaram por facilitar a adoção do sistema por usuários domésticos, adicionando recursos como interface gráfica, pacotes de softwares para reprodução de conteúdo multimídia, navegação web, entre outros.

Em sua maioria, as “distros” também são gratuitas e optam por utilizar softwares livres, mas também podem incluir programas e outros recursos proprietários, ou seja, que não disponibilizam seu código-fonte.

Entre as distribuições Linux mais conhecidas estão Debian, Ubuntu, Manjaro, Fedora e openSUSE. Também há distribuições voltadas para usuários corporativos e servidores, como o Red Hat Enterprise Linux e o SUSE Linux Enterprise Server.

Uma distribuição Linux deve conter o kernel e um gerenciador de pacotes. Outros recursos, como interface gráfica, gerenciador de janelas, softwares complementares, drivers e ferramentas GNU, variam de acordo com a finalidade da distribuição.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Linux na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados