Início » Jogos » PS5 não deixará expandir espaço via SSD no lançamento

PS5 não deixará expandir espaço via SSD no lançamento

PS5 não permitirá expandir o SSD assim que for lançado, mas atualização posterior deve incluir função no console

Felipe VinhaPor

O PS5 não permitirá expandir o espaço interno do aparelho com um novo SSD, ao menos não no lançamento. A Sony confirmou a informação ao site The Verge, que lembrou ainda que o aparelho tecnicamente possui esta funcionalidade, mas que ela estará desabilitada via firmware por enquanto.

Armazenamento do PS5 será expansível mais tarde (Imagem: Sony)

Armazenamento do PS5 será expansível mais tarde (Imagem: Sony)

O The Verge lembra ainda que o PS5 possui uma entrada amigável para substituição do SSD por um maior, da mesma forma que o PS4 tem acesso facilitado ao HDD para troca por outro. Isso foi visto, inclusive, no vídeo oficial liberado pela Sony com o desmanche do novo console.

Porém, segundo a empresa, a função de trocar o SSD por outro será habilitada “em uma atualização futura”, sem especificar quanto tempo vai demorar para que a atualização chegue ao novo console.

Não há um motivo oficial para a decisão, mas é possível que envolva a questão de novidade no mercado. SSDs do tipo M.2, compatíveis com o PS5, ainda são muito recentes e não foram totalmente testados com o console. A Sony pode querer proteger o aparelho de eventuais problemas e, quando tudo estiver certo, liberar a funcionalidade ao público.

Apresentação em março

Em março deste ano, Mark Cerny, engenheiro do PlayStation, chegou a mencionar em uma apresentação online que o PS5 talvez não fosse suportar expansão do SSD em seu lançamento – ainda que, na época, não tivéssemos data e nem mesmo o visual do console revelado.

Contudo, a informação ainda não estava confirmada. Vale lembrar que o PS5 vem com 825 GB de espaço em seu SSD, mas parte disso deve ser reservado ao sistema, como acontece em praticamente todos os aparelhos modernos com armazenamento interno.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Melhor esperar do ter que usar um SSD proprietário como o do Xbox Series S|X.

Kayo (@Kayo)

Não vai ser possível expandir o armazenamento do Xbox Series? Eu sei que terá esse cartão proprietário e USB, não sabia que o interno seria bloqueado upgrade.

@ksio89

Tem com o cartão proprietário, que pode ser considerado interno por usar um protocolo próprio (DirectStorage), atingindo a mesma velocidade do SSD interno. Armazenamento externo via HDD/SSD vai ser somente para jogos do Xbox One. Na verdade, eu nem sei se o SSD interno é um SSD padrão de 2.5" ou apenas um punhado de chips de memória como no PS5, acredito que seja o último caso.

Sem dúvidas o PS5 nesse quesito será mais interessante por permitir a instalação de qualquer SSD M.2 NVMe que atinja o patamar mínimo de desempenho exigido pelo console. No começo esses SSDs não serão nada baratos, mas como há concorrência por ser um padrão aberto, ao contrário do SSD proprietário do XSS/XSX, a tendência é do preço cair com o tempo.

Rafael César Neves (@rneves)

Vim só pra ver a treta acontecendo kkk