Início » Aplicativos e Software » Como impulsionar um post no Facebook [Guia prático]

Como impulsionar um post no Facebook [Guia prático]

Quer turbinar uma publicação e ganhar mais alcance na rede social? Veja nosso guia prático e saiba como impulsionar no Facebook

Ana Marques Por

Impulsionar um post no Facebook pode ajudar a obter maior alcance na sua página ou publicação, o que é importante na construção da sua reputação online. Apesar de simples, o processo pode não ser tão intuitivo para pessoas pouco familiarizadas com marketing digital. Portanto, montamos um guia prático para tirar todas as suas dúvidas sobre o impulsionamento de postagens na rede. Acompanhe nas linhas a seguir.

Como impulsionar no Facebook

Como impulsionar no Facebook (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Por que impulsionar publicações no Facebook?

Ao publicar um conteúdo na sua página do Facebook, o post está sujeito aos algoritmos do Facebook, que determinam a frequência e a quem entregar essa publicação de forma orgânica. O problema é que essa entrega tem sido cada vez mais limitada com o passar dos anos – em média, 5% da sua base é impactada, o que pode resultar em pouca visibilidade para o que você gostaria de divulgar.

Ao impulsionar uma publicação no Facebook, você aumenta as chances de que o post seja visto por mais pessoas – sejam elas seguidoras da sua página ou não. É possível segmentar o público-alvo do impulsionamento e alcançar usuários que ainda não conheciam o seu projeto, serviço ou produto.

Você também pode inserir um botão com uma chamada para levar o usuário a realizar ações, como enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou se cadastrar em uma newsletter.

Facebook Page / Tim Bennett / Unsplash

Página doFacebook (Imagem:Tim Bennett/Unsplash)

O que é preciso para impulsionar um post no Facebook?

Para promover uma publicação, é necessário ter uma página no Facebook – ela pode representar um blog pessoal, um projeto ou empresa. Não é possível impulsionar publicações de perfis do Facebook.

Além disso, é preciso que o responsável por impulsionar o post tenha uma função administrativa na página que permita a criação de anúncios. São elas:

  • Administrador
  • Editor
  • Moderador
  • Anunciante

Como impulsionar um post [turbinar publicação]

Para impulsionar uma publicação na rede social, entre na sua Página do Facebook e localize a publicação que deseja impulsionar. Em seguida, selecione “Turbinar publicação”, no canto inferior direito do post.

Você será levado à página de turbinamento do Facebook. Por lá, deverá realizar algumas configurações simples. Entenda a seguir.

1. Definindo a meta do impulsionamento

Ao turbinar a publicação, você deve dizer ao Facebook quais são os resultados esperados para a ação. Mantendo em “automático”, é a própria rede social quem define os objetivos de acordo com as suas configurações.

Meta do impulsionamento no Facebook

Caso prefira ter um controle maior sobre o impulsionamento, você pode clicar em “Alterar” e escolher outras metas. As opções são:

  • Obter mais visualizações do vídeo (quando houver um vídeo)
  • Receber mais mensagens
  • Obter mais cadastros
  • Receber mais ligações
  • Obter mais engajamento (mostrar o post para pessoas com maior probabilidade de reagir – curtindo, comentando ou compartilhando a publicação)

2. Defina um Call to Action (CTA)

Você pode definir um Call to Action (CTA) para estimular que as pessoas impactadas pelo seu post impulsionado realizem alguma ação. Esse recurso é opcional, mas pode ser interessante para redirecionar os usuários do Facebook para um site externo, como o YouTube ou uma página de captura, por exemplo.

Botão de CTA Facebook

3. Verifique se o seu post se enquadra em uma categoria especial

De acordo com o Facebook, anúncios sobre temas sociais (como economia ou direitos civis e sociais), eleições, ou figuras ou campanhas políticas são devem entrar em uma categoria especial.

Na prática, isso acontece porque a publicidade sobre esses temas têm requisitos específicos em determinados países. Você pode saber mais sobre as políticas de categorias especiais na página de suporte da rede social.

4. Defina o seu público

Ao impulsionar um post no Facebook, você pode direcionar o anúncio para pessoas que você escolhe por meio de segmentação, para o público que já curte a sua página ou para essas pessoas e os amigos dela.

Além disso, é possível utilizar públicos segmentados anteriormente, em outras campanhas do Facebook Ads, o que torna prática a repetição de uma mesma base para um anúncio diferente.

Definindo o público do impulsionamento no Facebook

5. Defina a duração do impulsionamento e o orçamento

Agora é a hora de estabelecer por quanto tempo o seu post será impulsionado e qual orçamento você está disposto a investir nesta ação.

É importante manter um equilíbrio entre o período de anúncio e o dinheiro gasto. Em muitos casos, gastar uma grande quantia em pouco tempo não faz sentido – o Facebook acaba não conseguindo atingir tantas pessoas, mesmo com orçamento alto, e conclui a campanha sem gastar tudo.

O contrário também deve ser levado em consideração: colocar uma pequena quantia de dinheiro por muito tempo vai fazer o Facebook entregar seu anúncio lentamente, e pode não atingir as expectativas da sua campanha.

Ao determinar esses parâmetros, o Facebook fornecerá uma estimativa de quantas pessoas a sua publicação deverá atingir por dia.

Definindo um orçamento para impulsionar post no Facebook

Após essas configurações, você poderá escolher se o anúncio será exibido somente no Facebook ou também no Instagram e Messenger, como mostra a imagem acima.

Por fim, basta definir a forma de pagamento, que pode ser cartão de crédito ou débito, PayPal, boleto bancário ou cupom de créditos para anúncios no Facebook. Finalize clicando em “Turbinar publicação agora” – o anúncio será analisado pelo Facebook e, se aprovado, ficará ativo.

Um pouco trabalhoso, mas simples de configurar, certo? Aproveite as dicas para aumentar o alcance das publicações do seu serviço ou marca na rede social.

Com informações: Facebook

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando