Início » Aplicativos e Software » Google Notícias traz seção contra fake news nas Eleições 2020

Google Notícias traz seção contra fake news nas Eleições 2020

Área é destacada do restante do feed presente no Google Notícias; novidade chega para Android, iOS e versão web

André Fogaça Por

O Google adicionou nesta quinta-feira (5) uma área destacada com fatos checados contra fake news no Google Notícias. Para listar os links que aparecem por lá, o gigante das buscas firmou parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), agências de checagem de fatos e veículos de imprensa.

Google Notícias ganha área destacada contra fake news (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Google Notícias ganha área destacada contra fake news (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A nova interface passa a ser visível dentro da aba Manchetes, que fica ao lado das notícias selecionadas de acordo com o histórico do usuário – estas ficam na aba Para você, aberta primeiro por padrão. O foco da novidade está nas eleições municipais do Brasil, que acontecem no próximo dia 15 de novembro, mas as notícias exibidas no momento da publicação deste artigo falavam sobre o pleito americano entre Donald Trump e Joe Biden.

“Levamos o problema da desinformação muito a sério e acreditamos que uma das melhores maneiras de enfrentar um desafio tão complexo é destacar conteúdo de qualidade em nossos produtos”, diz o Google em comunicado para a imprensa.

O Google Notícias utiliza parcerias já antigas para a checagem das informações, com destaque para Agência Lupa, AFP Checamos, Aos Fatos, Observador e Agência Pública, além de veículos tradicionais como Estadão e UOL.

Justiça Eleitoral ganha área dedicada no Google Notícias

Junto da área contra fake news, o Google Notícias ganhou uma espécie de banner do TSE com nome de “Voto com segurança” e “Seu voto é importante”. Nele, o usuário encontra informações oficiais sobre as eleições municipais, além de dicas para encontrar o número do título de eleitor e os passos necessários para justificar a ausência.

Após o dia 15 de novembro, um novo painel aparecerá no Google Notícias, com os resultados das urnas em tempo real para todas as cidades do Brasil. Todas as novidades são visíveis no aplicativo do Google Notícias para Android e iOS, além de também aparecer na versão web do serviço.

Com informações: Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando