Apple quer que “outros sigam exemplo” e removam carregador da caixa

Apple não inclui adaptador na caixa do iPhone 12, 11, XR e SE; rumores dizem que celulares Samsung Galaxy virão sem carregador

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 11 não terá mais fone e carregador na caixa (Imagem: Reprodução/Apple)
iPhone 11 não terá mais fone e carregador na caixa (Imagem: Reprodução/Apple)

Você já sabe que a Apple não inclui o carregador na caixa do iPhone 12, 11, XR e SE, citando o meio ambiente como principal motivo. A empresa diz que, ao remover o adaptador de tomada, foram cortadas mais de 2 milhões de toneladas em emissões de carbono. Por isso, ela espera que outras fabricantes “sigam o exemplo”; rumores dizem que a Samsung fará exatamente isso em 2021.

“Com bilhões de adaptadores USB-A já em uso pelo mundo, nós decidimos não inclui-los com os iPhone e Apple Watch este ano”, diz a Apple em comunicado ao Tecnoblog. Ela agora envia cabos Lightning para USB-C na caixa dos iPhones, que não são compatíveis com os carregadores USB-A da maioria dos usuários.

A empresa recomenda, em vez de comprar um carregador, que você use o cabo Lightning de seu iPhone antigo, o que pode ser um problema caso você decida vendê-lo. Se isso não for possível, ela sugere recorrer ao acessório do iPad, do MacBook ou de outros dispositivos.

A Apple argumenta que, sem adaptadores, ela pôde reduzir seu consumo de zinco e plástico. “Também conseguimos fazer embalagens menores e mais leves; e nós estamos fazendo uma transição de nossos parceiros de produção para que usem energias renováveis”, diz a empresa. Ela planeja ser carbono neutro em toda a cadeia de produção até 2030.

Samsung pode seguir “exemplo” da Apple

“Ao todo, as mudanças que fizemos para iPhone 12 e Apple Watch cortaram mais de 2 milhões de toneladas em emissões de carbono, o equivalente a remover 500 mil carros das estradas por ano”, afirma a Apple. “Esperamos que outros sigam o nosso exemplo.”

Segundo fontes da indústria, a Samsung estaria cogitando lançar o Galaxy S21 sem carregador nem fone de ouvido na caixa. É um rumor que ouvimos antes, e que afetaria os celulares da marca em 2021.

Como nota o SamMobile, isso tem precedente: a Samsung não inclui fones de ouvido na caixa do Galaxy Note 20 e 20 Ultra nos EUA, mas oferece a opção de recebê-los de graça se isso for solicitado via atendimento ao cliente. No Brasil, os dois modelos vêm com fone USB-C da AKG.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados