A Microsoft apresentou hoje uma maneira diferente para que usuários do Hotmail recebam suas mensagens no conforto do celular e também nos práticos clientes desktop de troca de e-mails. O Exchange ActiveSync pode ser considerado uma versão diferenciada do Exchange para os meros mortais como eu, você e os 47 milhões de usuários brasileiros do Hotmail que não têm acesso ao Exchange comum (licenciado para redes corporativas).

Acho que podemos dizer que a Microsoft nunca colocou todas as possibilidades do Hotmail nos dispositivos móveis. Isso está para mudar com o Windows Phone 7, que será totalmente integrado ao que a empresa oferece por meio do Live, mas os usuários que têm aparelhos de outros fabricantes já podem desfrutar a nova sincronização entre a conta do Hotmail e o aplicativo de e-mail do celular.

O ActiveSync garantirá a sincronização completa de tudo aquilo que está associado à conta do Hotmail: trocas de mensagens, lista de contatos e registros no calendário. Se o usuário tem um iPhone ou iPad, por exemplo, terá a opção de configurar o aparelho para receber notificações sempre que uma nova mensagem pintar nos servidores do Hotmail.

Além disso, a sincronização garante que, ao modificar algum contato ou criar um novo compromisso no calendário, essa mudança também vai aparecer na versão web do Hotmail.

Para configurar o Exchange ActiveSync, basta escolher Exchange como serviço de e-mail no seu dispositivo móvel e depois informar os seguintes dados:

  • E-mail: [email protected]
  • Servidor / URL: m.hotmail.com
  • Domínio: deve ficar em branco
  • Uso de SSL: habilitado
  • Certificado: aceitar quando for solicitado

A adição do Hotmail baseado em Exchange ActiveSync funcionou perfeitamente no iOS. No entanto, no terreno dos desktops – onde a MS impera – o resultado não foi tão bom: o Windows Live Mail 2011 Beta não tem suporte a Exchang ActiveSync (somente POP, IMAP e Live Hotmail); e o Outlook travou depois que eu inseri os dados da minha conta do Hotmail.

De acordo com a Carolina Aranha, gerente-geral da Divisão Online da Microsoft Brasil, o Exchange ActiveSync do Hotmail vai funcionar em qualquer dispositivo ou aplicativo que já tenha acesso ao Exchange, bastante apenas adicionar as informações de usuário do Hotmail.

É de graça, então não há desculpa para não adotar o Exchange ActiveSync.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paula Jane Marquezini
BOM DIA! nO MEU CELULAR ANTIGO TINHA O APP CONTA COM O EXCHANGE, ONDE FORAM SALVOS VÁRIOS CONTATOS DO WHATS, MAS AGORA NÃO CONSIGO CONFIGURAR E PERDI TDOS OS CONTATOS QUE FORMA SALVOS NELE. COMO FAÇO PARA RECUPERÁ-LOS?
Alex Ferreira
Muito obrigado, procurei no site da microsoft, no outlook e não encontrava esse servidor. Parabéns.
JoseRenan
se tivesse hotmail...
Rodrigo P. Ghedin
Mas não faz muito sentido usá-la sendo que existem outras próprias para cada programa, né? :-D Acho que a pessoal com quem você entrou em contato da MS Brasil pisou na bola, porque o (blog oficial) Inside Windows Live equipara o Exchange ActiveSync ao Live Mail e Outlook, dizendo que é a "versão para celulares" deles.
Starting today, you can get your email, calendar, and contacts pushed automatically to your phone using Exchange ActiveSync (EAS). (...) If you use an email client on your PC that already syncs with Hotmail, like Outlook with the Outlook Connector or Windows Live Mail, what you do on your phone will show up there as well, delivering a seamless experience for managing your stuff between your PC email client, your browser, and your phone.
[]'s!
Thássius Veloso
Rodrigo e Danilo: o pessoal da Microsoft Brasil me confirmou que o foco do Exchange ActiveSync é o dispositivo móvel, mas a tecnologia se estende perfeitamente ao desktop (por meio dos clientes de e-mail) e à web (por meio do Hotmail.com).
Rodrigo P. Ghedin
O Exchange ActiveSync, como disse o Danilo, é destinado a dispositivos móveis. Funciona em qualquer aparelho com suporte a contas Exchange — testei no Nokia N82, com Symbian, e funcionou numa boa. O Windows Live Mail já "conversa" com Hotmail, incluindo sincronia de calendário e tarefas, nativamente. No Outlook, o programa correto para sincronizar com Hotmail é o Outlook Connector. []'s!
Hernani
Contradição pouca é bobagem
Danilo
Você não vai mesmo conseguir sincronizar o ActiveSync em Outlook, Windows Mail e Windows Live Mail, apesar desse ultimo já ser totalmente sincronizado com o Hotmail. O ActiveSync é um serviço destinado a plataformas móveis, e não funciona por padrão com o Outlook sem o uso de aplicações adicionais. Existem aplicações da própria Microsoft para sincronização TelefoneDesktop mas não DesktopServidor(activesync). Talvez exista outras da Microsoft mas desconheço. Aplicações de terceiros também existem mas por testes que eu já realizei são muito "bugadas" e cheias de falhas de segurança.
Marcell Almeida
Isso é novidade? Ja tem no Android faz um bom tempo..
Bruno Gall
Queria testar T.T
kylefurtado
"Para os meros mortais..." eu ri.
@BrunoOlvr
Estava praticamente migrando do Hotmail para o Gmail e me acontece essa bela surpresa. Ora-ora. :D
Felipe Autran
Genial! Um serviço da Microsoft que só funciona bem em software da Apple!
@cadernotecno
Vamos ver se vai funcionar e fazer tudo o que promete.