Google quer exigir assinatura para liberar filtros no app Fotos

Alguns recursos de edição do aplicativo deverão ser exclusivos para assinantes do Google One

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Fotos (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
App do Google Fotos (Imagem: Tecnoblog)

O Google pode começar a cobrar assinatura para liberar filtros e recursos de edição do Fotos em breve. Os sinais foram encontrados em sequências de códigos na versão 5.18 do aplicativo – e, ao que tudo indica, os testes já começaram.

De acordo com o site XDA Developers, a função “Color Pop”, que destaca as cores do assunto na imagem, já estaria bloqueada para alguns usuários que não fazem parte do serviço de backup da nuvem do Google.

Ao tentar usar a função, o aplicativo exibe um pop-up com as informações sobre a assinatura.

Color Pop bloqueado no Google Fotos (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Color Pop bloqueado no Google Fotos (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Por enquanto, ainda não há informações sobre quais outros recursos serão bloqueados por paywall, mas é possível que até novas funções já cheguem com acesso exclusivo para assinantes.

No código do app, também foram descobertas novas ferramentas que podem ser lançadas em breve: uma para sugestões de pré-processamento de imagens e outra chamada de Skypalette, com filtros para editar fotos que mostrem o céu.

Mais esforços para promover o Google One

Esse é mais um dos esforços que o Google vem direcionando para a promoção do seu serviço de assinaturas. Recentemente, a empresa apresentou a sua VPN própria, disponível apenas para clientes dos planos de 2 TB ou superior.

Com os filtros premium no Fotos, a companhia deve conseguir reforçar a oferta do Google One por meio de pop-ups, como o mostrado na imagem acima, e mensagens de adesão.

Com informações: XDA Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados