Início » Educação » Como fazer agradecimentos nas normas ABNT

Como fazer agradecimentos nas normas ABNT

Não é pré requisito; saiba como fazer agradecimentos nas normas ABNT e celebre com aqueles que te ajudaram nessa etapa

Leandro KovacsPor

Saiba como fazer agradecimentos nas normas ABNT, mesmo não sendo obrigatório pela norma é sempre gratificante fazer homenagens para aqueles que foram especiais ajudando em seu trabalho.

Produção de TCC (Imagem: Priscilla Du Preez/Unsplash)

Produção de TCC (Imagem: Priscilla Du Preez/Unsplash)

Pronto, acabou, terminei meu TCC! O fim do TCC é a realização de mais uma etapa vida de um estudante. Agora o estudante pode agradecer a todos que foram fundamentais na conclusão desse momento.

Como fazer agradecimentos nas normas ABNT

É importante lembrar que os Agradecimentos são de escrita livre. O estudante tem a liberdade de escrever como quiser e sobre o que quiser, incluindo a forma, podendo ser em forma de poesia, tópicos, parágrafos, etc.

1. Agradecimento não é dedicatória

A Dedicatória é, também, um elemento pré-textual do trabalho acadêmico. O autor declara quem ou quais pontos os motivaram em seus esforços para a realização do trabalho. 

A principal diferença é que a Dedicatória na maioria das vezes é um texto curto e bem objetivo que destaca as pessoas mais importantes na sua vida. Quando relacionada a vida pessoal, o autor, normalmente, agradece a sua esposa, esposo, filhos, mãe, pai e avós.

Nos Agradecimentos não é necessário se preocupar com o tamanho do texto, podendo incluir nos tópicos muito mais que seus familiares.

2. Normas ABNT

Quando falamos dos Agradecimentos, as normas ABNT definem que sejam apresentados sozinhos em uma folha após a dedicatória.

  • Escreva “Agradecimentos” e centralize o texto; 
  • Pode ou não destacar o “título” com negrito ou sublinhado; 
  • Utilize a mesma diagramação do texto corrido: fonte em tamanho 12 com espaçamento 1,5 e justificado.

3. Quem devemos incluir

A questão é muito mais de etiqueta do que de regras na decisão de quem deve entrar em seus agradecimentos.

  • Amigos que acompanharam por toda a faculdade: Nem todos precisam ser citados nominalmente, para evitar a extensão desnecessária no trecho;
  • Família: sempre pode ser incluída, mas se já tiverem sido seu alvo na dedicatória, pode eliminar e deixar o espaço para quem não cabe na dedicatória;
  • Orientador: pode ser citado nominalmente representando os demais professores da instituição, mas também podem ser nominados outros professores que contribuíram com informações relevantes para a pesquisa;
  • Deus: muitos costumam agradecer a Deus, sem se prender a nenhuma religião, mas como uma presença maior que os assistiu. Critério pessoal;
  • Universidade: É sempre de praxe agradecer à universidade como um todo, incluindo pela disponibilização de livros e ferramentas que permitem a conclusão do trabalho;
  • Outras instituições: Caso tenha buscado informações em qualquer outra instituição para concluir seu trabalho, é de bom tom agradecê-las.

4. Quem não devemos incluir

  • Excesso de agradecimentos nominais: muitos foram importantes em sua jornada, mas é de bom tom agradecer nominalmente apenas os mais próximos e que de fato auxiliam o trabalho, não uma ajuda geral;
  • Controle de piadas: sempre cabe uma brincadeira, como agradecer ao café que o manteve acordado no período de redação, mas evite exageros e possibilidade de ofensas aos demais citados.

Seguindo essas dicas o estudante estará apto a fazer os Agradecimentos de seu trabalho de forma criativa e útil. São mais dicas do que de fato regras, o trabalho do TCC já foi tão desgastante, divirta-se e descarregue sua emoção para comemorar o fim dessa etapa na jornada acadêmica. Bons estudos!

Com informações: fastformat, metzzer

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando