Início » Telecomunicações » Claro, Oi, TIM e Vivo liberam roaming no Amapá durante apagão

Claro, Oi, TIM e Vivo liberam roaming no Amapá durante apagão

Operadoras liberam sinal durante apagão no Amapá; antenas de telefonia precisam de energia elétrica para funcionar

Lucas BragaPor

O apagão de energia elétrica no Amapá também prejudicou o funcionamento de serviços de telecomunicações, e as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo se uniram para liberar o roaming gratuito na telefonia celular. A medida permite que usuários de celular se conectem nas torres de qualquer tele que esteja funcionando no local.

Torre de telefonia celular. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

Torre de telefonia celular (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

As torres de celular também precisam de energia pra funcionar. Muitas possuem geradores, mas o combustível acaba após um longo período de uso. O acordo permite, por exemplo, que usuários da Vivo utilizem uma torre da Oi que continua funcionando em uma determinada região.

De acordo com a Anatel, o estado do Amapá abriga cerca de 738 mil linhas móveis, sendo a maioria no serviço pré-pago (73,9%). Na capital Macapá, a Vivo é a empresa com maior número de torres 4G: são com 56 estações rádio-base, seguida por TIM (45), Oi (29) e Claro (27).

Amapá está sem energia desde 3 de novembro

Grande parte do estado do Amapá está sem energia elétrica desde 3 de novembro de 2020, devido a um incêndio na subestação de Macapá. Cerca de 65% do sistema elétrico foi reestabelecido até esta segunda-feira (9), e o governo tem feito rodízio de funcionamento por regiões enquanto a subestação não volta a funcionar por completo.

De acordo com o Conexis, sindicato que representa as operadoras, empresas de telefonia têm tido dificuldades no acesso à energia e combustíveis. O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, diz que o governo tem fornecido combustível para as teles manterem suas redes ativas.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando